a secretaria .. missão


 

 



3º Festival Recifense de Literatura

Painéis

1 - Patrimônio cultural imaterial - língua e literatura

Dia 15, às 8h40
Local: Academia Pernambucana de Letras

Discutirá os problemas das linguagens literária e poética. Será com a participação de entidades voltadas à questão. O objetivo é analisar a contemporaneidade do tema, indo do autor até o público-alvo, que é o leitor. Cada povo, cada comunidade, tem o seu patrimônio cultural. Não há mais uma diferença entre o papel material (um monumento, por exemplo) e imaterial (a cultura viva) de um povo, e é neste aspecto que a língua é considerada. Será na Academia Pernambucana de Letras, dia 15, às 8h40.
A abertura será feita pelo secretário de Cultura, Roberto Peixe, e o encerramento pela professora-doutora da UFPE, Nelly Carvalho. Participarão, ainda, os escritores, poetas e lingüistas Hildebrando Pérez, Roger Guilloux, Luzilá Gonçalves, Gilberlande Pereira, Carmen Lélis, e Jarbas Mantovanini, responsável pelo Projeto Memorial da Língua Portuguesa da Fundação Roberto Marinho.

2- Fernando Pessoa - 70 anos de ausência

Dia 16, às 8h40
Local: Gabinete Português de Leitura

Os 70 anos da morte do poeta Fernando Pessoa serão lembrados com homenagem póstuma no Gabinete Português de Leitura, dia 16, às 8h40. No formato recital poético-musical, a honraria contará com performance da professora, violonista e cantora Liliane Jamir, que executará composições sobre os poemas de Fernando Pessoa, de Caetano Veloso e Chico Buarque de Holanda. O evento será aberto pelo diretor de cultura Fernando Duarte, e contará com a participação de Ermelinda Ferreira, José Rodrigues de Paiva, Maria de Lourdes Hortas, Liliane Jamir e Jean Claude Pinson.

3 - Livro: a quem será que se destina?

Dia 17, às 8h40
Local: Fafire

Este painel vai discutir o acesso ao livro. Destina-se diretamente ao grande público.Vivemos num país de poucos leitores, onde o livro é caro as bibliotecas são poucas e defasadas, havendo a necessidade de reconhecer o espaço das comunidades de fazer suas próprias bibliotecas.
Será realizado na Fafire, dia 17, às 8h40. Será aberto pela secretária de Educação do Recife, Maria Luíza Aléssio, e terá participação da bibliotecária Suzana Timóteo, da professora Jeane Amália, da jornalista Cleide Galdino e de membros de grupos de políticas públicas e privadas de literatura. O encerramento será feito pelo professor Eduardo Calil, da Universidade Federal da Paraíba.

4 - O futuro já era - literatura e novas tecnologias

Dia 18, às 8h40
Academia Pernambucana de Letras

Estarão em debate as novas tecnologias na literatura, como o computador e a internet, a televisão e outras, além de todas as novas formas de literatura encontradas hoje. A abertura será feita pela deputada e professora Teresa Leitão; a professora e vice-diretora do Centro e Artes e Comunicação da UFPE, Virgínia Leal; o pesquisador da crônica na mídia eletrônica, Roberto Azoubel; o diretor do Porto Digital, Valério Velozo, os jornalista Renato L. e Jô Mazzarolo, o cantor e jornalista Fred 04, o adido lingüístico Hervé Brocard e o escritor novelista Bráulio Tavares. Dia 18, na Academia Pernambucana de Letras, às 8h40.

5 - O NORdestino do livro - produção, distribuição e divulgação

Dia 19, às 8h40
Local: Biblioteca Pública Estadual

Até onde vai o livro depois que é produzido? Como se comporta o editor? Que cobranças ele faz e que ação executa em termos de mercadologia diante das limitações? E tudo isso relacionado com a capacidade de distribuição, receptividade dessa produção e divulgação. São questões que estarão neste painel, dia 19, na Biblioteca Pública Estadual, às 8h40.
A abertura será feita pelo vice-prefeito Luciano Siqueira, com participação numerosa de escritores, poetas, livreiros, jornalistas, professores e gerenciadores de políticas públicas, como Lucilo Varejão, Gleyde Vítor, Marcelo Mário Melo, Jacques Ribemboim, Valdênio Porto, Marcus Acioly, Lau Siqueira, Vital Corrêa, Antônio Campos, Tiago Coutinho, João Luís, Joça Souza Leão, Gilda Lins e Washington Queiroz.