a secretaria .. missão


 

 



3º Festival Recifense de Literatura

Seminários

Dia: de 15 a 19, às 14h40
Local: Livraria Cultura

Cinco seminários sobre literatura contemporânea serão realizados dentro do 3° Festival Recifense de Literatura. Serão todos na Livraria Cultura, começando sempre às 14h40 e encerrando às 18h20.

Dia 15 - Diálogo: literatura/teatro em "As sombrias ruínas da alma"

Vai discutir o texto e a montagem de peças teatrais. Participação do diretor Carlos Carvalho, que dirige "As sombrias...", peça do escritor Raimundo Carrero, que também participará do debate.
Em seguida haverá a palestra Poesia contemporânea e o mercado editorial, pelo poeta Lau Siqueira, que é diretor de Cultura da Secretaria de Cultura de João Pessoa. Antônio Viana falará e lançará livro sobre a poesia da poetisa chilena Gabriela Mistral, que foi Prêmio Nobel de Literatura. Zuleide Duarte encerrará o seminário fazendo abordagem sobre Ficcionistas latino-americanas de hoje, acerca do papel das mulheres latino-americanas na literatura.

Dia 16 - Erotismo e literatura feminina

As professoras de literatura da Universidade Católica de Pernambuco, Elisabeth Siqueira e Marluce Dantas, discorrerão sobre o tema. Fabiana Câmara, também da Unicap, falará sobre Perfis de mulheres em Lima Barreto, para depois o professor da Universidade Federal da Paraíba, Sérgio de Castro Pinto falar sobre Humor e Ironia em Mário Quintana.
A finalização dos trabalhos será com o poeta e escritor Marcus Accioly, que falará sobre O papel dos poetas.

Dia 17 - Uma leitura de O anjo do quarto dia

A palestra será da professora e da Fafire, Liliane Jamir, que falará sobre o tema, que é título do romance de Gilvan Lemos. Em seguida, a professora das Faculdades Integradas do Recife (Fir), Ivanda Martins, debaterá a obra de Gilvan Lemos na escola. Norma Godoy, da Fafire, falará sobre O veio socioexistencial em Alberto da C. Melo. Anco Márcio, que é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, falará sobre o tema Brás Cubas, um defunto autor e a fundação do romance moderno, enquanto o doutor em literatura, Lourival Holanda, debaterá A pertinência social na literatura em Sartre e o escritor e professor de filosofia da arte da Universidade de Nantes, na França, Jean-Claude Pinson, abordará O que pode a poesia, hoje?

Dia 18 - As imagens dramáticas em Osman Lins

Os pesquisadores da obra de Osman Lins: Ermelinda Ferreira, Robson Teles e Rosana Teles falarão sobre o tema. Auto da Compadecida - 50 Anos será o tema do escritor e novelista Bráulio Tavares, enquanto os pesquisadores de cinema Alexandre Figueiroa, João Batista de Brito e Kleber Mendonça Filho abordarão o tema Diálogo - literatura e cinema.

Dia 19 - Poesia do Peru e o taller de Poesia de San Marcos

O tema será abordado pelo escritor peruano Hildebrando Pérez, que é diretor da Faculdade de Letras da Universidade de San Marcos, em Lima, no Peru. Pérez ganhou o Prêmio Casa das Américas, e Cuba, no ano 1978, com o livro "Aguardiente". Ele também é criador de uma oficina de poesia, que é a Taller de Poesia, de San Marcos, que funciona ininterruptamente há 30 anos.