SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

Inversão de Trânsito - Boa Viagem

Perguntas Mais Freqüentes

1- Por que está sendo realizada a inversão do trânsito de Boa Viagem?

A Prefeitura do Recife decidiu realizar a inversão do trânsito de Boa Viagem para gerar fluidez no tráfego e diminuir o tempo de viagem das pessoas que se deslocam do bairro para o Centro e vice-versa. A mudança também vai diminuir a quantidade de veículos que trafegam em diversas transversais da Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira.

2 – Quais foram os critérios adotados pela CTTU para realizar a inversão?

A inversão do trânsito de Boa Viagem é indicada como solução para o trânsito da Zona Sul no Plano Diretor de Circulação do Recife, publicado em 2000. Depois foram contratados estudos técnicos pela EMTU e CTTU que apontaram para a mesma necessidade. A mudança recebeu moção de apoio na 2ª Conferência Municipal de Transportes e Trânsito e foi discutida em diversas entidades da sociedade organizada (Câmara de Vereadores do Recife, Associação Comercial de Pernambuco, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Sindicato dos Taxistas). A Prefeitura do Recife utilizou apenas critérios técnicos para decidir as mudanças que serão implementadas, a partir do dia 24.

3 - Os pedestres também serão beneficiados com as modificações?

Todos os moradores e freqüentadores de Boa Viagem serão beneficiados com a inversão do trânsito. Os pedestres serão beneficiados com a instalação de novos semáforos no Conjunto Pernambucano e em frente ao Comprebem. Além disso, também será diminuído o tempo de viagem quando eles estiverem utilizando transporte coletivo, carros ou táxis.

4 - Como poderá ser feita a volta do Shopping Recife para o Centro?

O motorista irá utilizar as mesmas saídas que já está acostumado e terá as opções de pegar a Conselheiro Aguiar ou a Avenida Boa Viagem. Além disso, a Rua Dhália também está sendo invertida, para fazer o trajeto do Shopping Center Recife para a Domingos Ferreira.

5 - O canteiro central da Domingos Ferreira será retirado?

A Empresa de Urbanização do Recife (URB) está realizando a retirada de 300 metros do canteiro central da Domingos Ferreira, logo no início da avenida (Pina). Esse trecho ficará sem canteiro para que os motoristas possam optar em qual das pistas continuarão trafegando pela Domingos Ferreira. Todo o restante do canteiro permanece e futuramente (com a entrada em funcionamento do Corredor de Ônibus Domingos Ferreira) as paradas de ônibus serão relocadas para esse local.

6 - Qual das pistas da Domingos Ferreira devo utilizar?

Pista Leste (no novo sentido, a da esquerda): Conselheiro Aguiar, Avenida Boa Viagem e outros pontos à esquerda da Domingos Ferreira. Pista Oeste (a da direita): Jaboatão, Aeroporto dos Guararapes, Shopping Recife e outros pontos à direita da Domingos Ferreira.

7 - Como será feito o retorno da Domingos Ferreira para a Conselheiro Aguiar?

Os motoristas que estiverem trafegando pela pista leste (direita) poderão entrar à esquerda nas transversais que possibilitam esse tráfego, já quem está utilizando a pista oeste deverá realizar a mesma manobra que era necessária anteriormente (um dos giros de quadra). Para facilitar esse tráfego a CTTU está instalando ainda um novo retorno entre as ruas Dhália e Jack Aires.

8 - Seguindo pela Avenida Boa Viagem como poderei passar para a Conselheiro Aguiar?

De mesma maneira que já era realizado. O motorista utiliza uma das transversais que têm sentido praia-Conselheiro Aguiar.

9 - A inversão reduzirá efetivamente a quantidade de engarrafamentos no trecho inicial da Avenida Herculano Bandeira?

Sim. Uma das maiores vantagens da inversão do trânsito de Boa Viagem é acabar com o cruzamento entre a Domingos Ferreira e a Herculano Bandeira, um dos maiores motivos do congestionamento naquele local. Porém, a melhoria pode não ser visível durante os primeiros dias, já que os motoristas estarão se adaptando ao novo mapa do trânsito de Boa Viagem.

10- Serão colocadas placas indicando as modificações para os motoristas?

A Prefeitura do Recife não está poupando esforços para informar as pessoas sobre as mudanças no trânsito de Boa Viagem. Além da colocação de placas regulamentares e indicativas, estão sendo colocadas 50 faixas em pontos estratégicos do bairro e estão sendo realizadas campanha de mídia e panfletagens em todo o Recife.

11- Haverá sincronização dos semáforos?

Sim. A partir do dia 24, já será possível gerar as ondas verdes na Domingos Ferreira, assim como nas principais vias de Boa Viagem. E com a entrada em funcionamento da Central de Tráfego por Área o sistema terá o funcionamento melhorado, já que passará a ser realizada a contagem dos veículos em tempo real.

12 - A reversão de trânsito realizada, a partir das 15h, no Pina vai permanecer?

Não. A reversão se encerra às 20h do dia 23 e não voltará mais a ser realizada. Essa operação, além de ser muito custosa para a CTTU, vinha gerando grandes congestionamentos no sentido Boa Viagem-Centro, já que o bairro atualmente tem fluxo de veículos semelhante nos sentidos subúrbio-cidade e cidade-subúrbio. A inversão irá acabar com a necessidade de se realizar a reversão, que já não solucionava os problemas.

13- Será permitido estacionar nos dois lados da Domingos Ferreira?

Não. A Domingos Ferreira permanece com três faixas em cada pista, não será permitido estacionamento em nenhum dos dois lados, já que a via será a principal rota no sentido Centro-Boa Viagem.

14- Se eu pegar a faixa da esquerda da Domingos Ferreira como faço para retornar à faixa da direita?

Será necessário realizar um dos giros de quadra (retorno) já existentes.

15- Qual é o melhor caminho para chegar à praia de Boa Viagem se eu venho do Centro do Recife?

O motorista deve utilizar a Herculano Bandeira e depois seguir pela pista leste (direita) da Domingos Ferreira, de onde terá acesso direto para a praia.

16- Qual é o melhor caminho para chegar à praia se eu venho de Piedade?

O motorista deve utilizar a Bernardo Vieira de Melo, depois entrar à direita na Rua Cândido Ferreira e à esquerda para chegar a Avenida Boa Viagem.

17- A inversão irá prejudicar os comerciantes da Domingos Ferreira e da Conselheiro Aguiar?

A Secretaria de Planejamento do Recife contratou a empresa Geossistemas Engenharia e Planejamento Ltda, ganhadora da licitação, que identificou os impactos econômico e comercial dos negócios, localizados na área. Não foram identificados prejuízos relevantes para os diversos tipos de negócios existentes em Boa Viagem.

18- Após a inversão como poderei chegar a Jaboatão?

Além dos outros caminhos existentes (BR-101, Avenida Recife), o motorista poderá utilizar (prioritariamente) a pista oeste (direita) da Domingos Ferreira.

19 - As áreas de estacionamento na Conselheiro Aguiar irão continuar existindo?

Simm. Os veículos poderão ser estacionados no mesmo lado em que já era permitido.

20 - A quem devo procurar para esclarecer minhas dúvidas a respeito da inversão do trânsito de Boa Viagem?

Os usuários devem procurar a CTTU no estande montado no Shopping Center Recife, na Sede da Empresa (Rua Frei Cassimiro, 91 – Santo Amaro) ou através do 0800-811078.

voltar