SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

Projetos e Ações
Fiscalização Eletrônica

Lombadas e bandeiras

No trânsito, a qualidade de vida está diretamente ligada a existência de vias seguras para motoristas, ciclistas e pedestres. Por isso, a Prefeitura do Recife está investindo na instalação de equipamentos que fiscalizam a velocidade dos veículos, como bandeiras e lombadas eletrônicas. Nos pontos onde existem esses equipamentos, o condutor fica mais atento, não excede a velocidade permitida e os acidentes diminuem. Atualmente, dez corredores viários da cidade são monitorados por 22 aparelhos.

O projeto de fiscalização eletrônica, que busca evitar a ocorrência de acidentes, vem sendo executado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) desde janeiro de 2005. Assim, os condutores recifenses têm convivido com dois tipos de equipamentos: a bandeira e a lombada eletrônica. A primeira tem um formato de bandeira e monitora a velocidade dos veículos num perímetro de 500 metros. Nas vias onde foram colocadas, elas limitam o condutor a desenvolver a velocidade máxima de 60km/h e funcionam 24 horas.

Já as lombadas eletrônicas são aparelhos do tipo mais comum, bem conhecido pela população. Quando o veículo passa, elas mostram a velocidade em um visor luminoso. Trata-se de uma redução pontual de velocidade. Por isso, são utilizadas para facilitar a travessia de pedestres próxima a escolas, grandes conjuntos habitacionais e área de visitação turística. As lombadas, em funcionamento, fazem os motoristas respeitar a velocidade de 40km/h e registram infrações no horário das 6h às 22h.

Fotossensor

Outro grande aliado na prevenção de acidentes de trânsito é o fotossensor. Ele é um equipamento de fiscalização eletrônica capaz de registrar dois tipos de infração: o avanço de semáforo e a parada sobre a faixa. O Recife, hoje, conta com 24 fotossensores instalados em ruas e avenidas de 14 bairros. Esses aparelhos estão monitoram tanto semáforos veiculares quanto os de pedestres.

O objetivo do fotossensor é estimular o motorista a respeitar o sinal de trânsito e evitar atropelamentos e colisões. Por lei, esse aparelho não precisa ser sinalizado, pois tem caráter educativo, ensinando o condutor a respeitar o semáforo, independente de existir fiscalização eletrônica. Em função da segurança pública, o aparelho só registra os avanços de sinal vermelho e a parada irregular sobre a faixa de pedestre, das 6h às 20h.

Onde estão as lombadas e bandeiras eletrônicas

Bandeiras Eletrônicas

Locais: avenidas Recife (IPSEP), Mascarenhas de Moraes (Imbiribeira), Abdias de Carvalho (Torrões), Agamenon Magalhães (Santo Amaro), Boa Viagem (3º Jardim), Boa Viagem (Em frente ao terreno da Aeronáutica) e Largo do Cabanga.

Funcionamento: 24 horas

Velocidade Máxima Permitida: 60km/h

Lombadas Eletrônicas
Locais: avenidas Maurício de Nassau (Monsenhor Fabrício), Afonso Olindense (Várzea), Alfredo Lisboa (Bairro do Recife), General San Martin (San Martin).

Funcionamento: das 6h às 22h

Velocidade Máxima Permitida: 40km/h