SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

Projetos e Ações

Volta às Aulas

O projeto prevê a sinalização de áreas escolares, em especial no entorno das escolas municipais, visando a segurança do estudante. Inicialmente serão beneficiadas cerca de 50 escolas da Rede Municipal de Ensino. O projeto acontecerá no início do ano letivo, no 1º. e 2º. semestres de 2003.

Corredor Melhor

Este projeto visa oferecer ao cidadão uma melhoria da sinalização gráfica e semafórica da cidade, promovendo melhor fluidez do tráfego nos bairros de Boa Viagem, Graças, e nas avenidas Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, Agamenon Magalhães, 17 de Agosto, Caxangá, II Perimetral e outras. A implantação da primeira etapa deste projeto está prevista para janeiro de 2003, na avenida 17 de Agosto.

Ciclovia Recife

Trata da implantação do 1o. Sistema Cicloviário do Recife, com a proposta inicial da Ciclovia Tiradentes que beneficiará os bairros de Afogados, San Martin, Torrões e Jardim São Paulo. A ciclovia Tiradentes será a 1ª de um total de sete rotas cicloviárias a serem implantadas pela Prefeitura. Nesta ação será realizada campanha educativa, colocação de placas de sinalização, pintura de pavimento, pesquisa de opinião e satisfação do usuário. A implantação deste projeto está prevista para maio de 2003.

Por Onde Eu Vou?

Este projeto garantirá uma compreensão do sistema de circulação indicativa, dando uma maior otimização no trajeto do usuário das vias, facilitando a orientação de pedestres e motoristas. O projeto identificará e caracterizará através de mapeamento as áreas de interesse de tráfego com as respectivas vias de acesso. A implantação da 1ª etapa deste projeto está prevista para abril de 2003.

Estacionamento e Parada no Centro Expandido

Este projeto visa definir as áreas de estacionamento no centro da cidade, assegurando e disciplinando os espaços públicos, criando oferta de estacionamento nas áreas centrais. Será identificado e classificado o tipo de estacionamento: Estacionamento Rotativo Zona Azul, Carga e Descarga, Táxi, Transporte Escolar, Transporte Coletivo, estacionamentos especiais, estacionamento para emergência e outros. O projeto será uma ação contínua, prevista para começar a partir de fevereiro de 2003.

Implantação do Parquímetro na Zona Azul

O projeto visa uma melhoria no Estacionamento Rotativo Zona Azul com a implantação de uma nova tecnologia. Trata-se do Parquímetro, um equipamento que permite ao usuário adquirir o direito a estacionar na Zona Azul, respeitando o tempo mínimo, que é de 30 minutos e o tempo máximo permitido na área que esteja utilizando. Os Parquímetros serão implantados em maio de 2003 e a operação terá início em julho de 2003 simultaneamente com pesquisa de opinião e satisfação do usuário.

Implantação e Operacionalização da Fiscalização Eletrônica

Será implantada tecnologia eletrônica para a fiscalização do respeito à velocidade regulamentar, objetivando a redução de acidentes e outras infrações. O monitoramento do trânsito será feito através de registradora de avanço de sinal vermelho, radares fixos e radares móveis, e outros equipamentos. Além da fiscalização continua dos Agentes Municipais de Trânsito. Esta ação está prevista para o 1ºsemestre de 2003.

Educação para o Trânsito

Tem o objetivo de oferecer um programa voltado para educação e segurança no trânsito, em um formato interdisciplinar, nas Escolas Públicas e Privadas, no ensino médio. Na programação será trabalhado o resgate da cidadania, objetivando a qualidade de vida da população estudantil no trânsito. Está ação está prevista para o primeiro semestre de 2003.

Escola de Trânsito

Este projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo desta ação será a criação de uma Escola com simulações do cotidiano no trânsito. Esta Escola será aberta ao público em geral e as redes públicas e privadas de ensino. A execução deste projeto está prevista para o 1º. semestre de 2003.

Educação para Taxistas e Condutores de Transporte Escolar

O projeto prevê a capacitação de um mil taxistas do Recife voltada para a educação para o trânsito. O objetivo será possibilitar um melhor atendimento à população, através do curso de capacitação para taxistas, dando conhecimento sobre atendimento, localização de pontos turísticos, noções de idiomas, noções empreendedoras sobre cliente e serviços. Este projeto está previsto para o primeiro semestre de 2003. O Projeto para Condutores de Transporte escolar tem por objetivo investir na educação e segurança. Será oferecido um curso de qualidade no atendimento para todos os condutores, sendo ministradas aulas práticas e teóricas. Será realizado também o curso obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para novos permissionários. Esta ação acontecerá no 1º semestre de 2003.