Política de Formação
	          	          	
	                      
	            
    
  
            
    
      
  
  
  
  
    Política de Formação da Rede Municipal de Ensino
 
A Instrução Normativa nº 13/2015 é o documento que rege a Política de Formação de Professores e demais Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino do Recife e foi implantada pela Secretaria de Educação, a partir do ano letivo de 2016.
 
A formação continuada é ofertada aos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica.
 
As ações de formação são organizadas pela Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire - EFER, e estão estruturadas em 04 (quatro) eixos:
 
I- Formação de Entrada;
II- Formação Continuada ou Permanente; 
III - Formação Integrativa;
IV - Formação Complementar;
 
Formação de Entrada
 
O/a professor/a ingressante é integrado/a à Política de Formação da Rede Municipal de Ensino do Recife, num programa que contempla os princípios pedagógicos, avaliativos, normativos e as ações em curso na RMER.
 
Formação Continuada ou Permanente
 
Após o cumprimento da carga horária da Formação de Entrada, o/a professor/a participará de ações formativas presenciais que estarão centradas no desenvolvimento profissional através de uma abordagem reflexiva, pautada no saber científico, vinculada à técnica e às tecnologias, aplicadas à educação por etapas e modalidades, com carga horária específica. Também são ofertadas ações de formação continuada na modalidade Ead que são optativas para o/a professor/a
 
Formação Integrativa
 
A Secretaria de Educação promove encontros de formação visando à melhoria da qualidade de vida a partir da saúde integral, com fundamento no conhecimento sistêmico teórico-vivencial das práticas integrativas, a fim de que os profissionais da educação possam apropriar-se de melhores condições para cuidar de si, dos outros e do meio ambiente.
 
Formação Complementar
 
A Secretaria de Educação do Recife oferece aos integrantes do GOM (Grupo Ocupacional do Magistério), como formação complementar, curso de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, por meio de contratos ou convênio com Instituições de Ensino e Pesquisa, Nacional ou Internacional reconhecidas e/ou credenciadas pelo Poder Público, bem como promover outras formas de incentivar a qualificação profissional dos/das docentes.
 
    
  
  
 
     
   
 
   
	         
	       
	      
	
                
	      	        
	      		  
		  	
	      	     
     
   
  
  
    
      
    
      
        
          
                
                
        
                        
    
  
              Paulo Freire
        
    
      Teve a coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação.
     
   
 
   
                   
       
                
        
                        
    
  
              Endereço
        
    
      
Escola de formação de educadores do Recife Professor Paulo Freire
     
   
 
   
                   
                
       
     
    
  
    Education - This is a contributing Drupal Theme
Design by 
WeebPal.