SECRETARIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO E AMBIENTAL

URB - EMPRESA DE URBANIZAÇÃO DO RECIFE

Museu a Céu Aberto

O Museu a Céu Aberto fica no Bairro do Recife, entre as ruas Alfredo Lisboa e Barão Rodrigues Mendes. A obra tem como objetivo dar proteção e visibilidade aos achados arqueológicos situados no local. O Museu inclui muro de arrimo, iluminação cênica, guarda-corpo e painel explicativo, com investimento de R$ 200 mil. Os trabalhos serão acompanhados por técnicos do Departamento de Pós-Graduação em Arqueologia da UFPE.

Os serviços permitirão a recifenses e turistas conhecer melhor parte da nossa história. No local, será construída a última parte do muro de proteção às muralhas holandesas, datadas do século XVII, com 5,12 metros. A área terá revestimento interno com granito, rampas de acesso para deficientes, trecho de calçada na faixa de estacionamento da Alfredo Lisboa, instalação elétrica para iluminação cênica e guarda-corpo. A Prefeitura também vai instalar no local um painel, de seis metros, com informações sobre os achados.

O Museu a Céu Aberto inclui o conjunto de estruturas e objetos arqueológicos formado pelo trecho da muralha em pedra, datada do período de dominação holandesa; parte das bases do Arco do Bom Jesus; e parte do dique de contenção do mar, em pedra, construído no século XIX. O projeto foi elaborado pela equipe da Empresa de Urbanização do Recife (URB) e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).