SECRETARIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO E AMBIENTAL

URB - EMPRESA DE URBANIZAÇÃO DO RECIFE

Rua Benfica / Girador do Sport

A rua Benfica, no bairro da Madalena, está sendo alargada entre a rua José Gonçalves de Medeiros e a praça Euclides da Cunha. As obras são fruto de convênio firmado entre a Prefeitura do Recife e o Grupo Pão de Açúcar. A intervenção é a segunda etapa da revitalização do Corredor Leste-Oeste e faz parte da condição exigida pela gestão municipal para a aprovação do projeto de um hipermercado, que é a realização da obra.

A Prefeitura ficou responsável pelas desapropriações de imóveis situados na via, pela elaboração do projeto e pela fiscalização dos serviços. As intervenções deixarão a Benfica com 14 metros de largura, criando mais uma faixa de rolamento no lado direito. Hoje, a rua tem nove metros de largura. Com extensão de 400 metros, a obra chega até o Clube Internacional e vai facilitar a circulação de carros e ônibus em diversos bairros da Zona Oeste.

Dentro do mesmo convênio, o girador em frente ao Sport Club do Recife está sendo readequado para melhorar o fluxo de veículos nos bairros da Ilha do Retiro e Madalena. Ao contrário do formato atual, que gera retenções, a substituição do girador por um sistema de quatro "ilhas de tráfego" e canteiro central vai dinamizar o fluxo dos veículos que passam pelas avenidas Abdias de Carvalho e Frei Matias Teves e as ruas José Gonçalves de Medeiros e João Elísio Ramos.