SECRETARIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO E AMBIENTAL

URB - EMPRESA DE URBANIZAÇÃO DO RECIFE

Projetos Concluídos

Requalificação de Brasília Teimosa

A retirada das palafitas e requalificação da orla de Brasília Teimosa representou um resgate da cidadania, propiciando melhores condições de vida às 500 famílias que ali moravam. As casas demolidas abriram caminho para a construção da Avenida Brasília Formosa, que conta com ciclovia e calçadão. A operação foi uma ação conjunta de várias secretarias, envolvendo diversos órgãos municipais.

Para garantir o uso da orla marítima do Recife, como espaço coletivo, foi construída uma via litorânea. Denominada Brasília Formosa, a avenida permite o acesso ao longo da beira-mar e, através da ligação com vias transversais, possibilita a melhor circulação de pedestres e veículos entre a área central do bairro e a praia. Todo o percurso da via litorânea, que tem 1,3 km de extensão por 14m de largura (incluindo os passeios), recebeu tratamento paisagístico (plantio de coqueiros), iluminação especial (composta por 30 postes com refletores e luminárias) e uma ciclovia.


Ponte Gregório Bezerra

Orçada em R$4,6 milhões e executada pela Empresa de Urbanização do Recife (URB), a Ponte Gregório Bezerra tem 115 metros de comprimento, quatro metros de passeio (calçadas), 14 metros de pista de rolamento e ciclovia de 2,5 metros. A ponte se localiza entre a avenida Beira Rio e o Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano da Silva, na Ilha Joana Bezerra, proporcionando uma nova forma de acesso da Ilha do Retiro ao bairro da Ilha de Joana Bezerra, desfogando as outras vias de acesso.


Avenida Maurício de Nassau

Paralela à Avenida Caxangá, a obra da Avenida Maurício de Nassau foi a maior intervenção viária na Zona Oeste do Recife dos últimos 20 anos. A avenida vai da Rua João Lacerda (Torre) até a BR-101, cruzando os bairros da Torre, Cordeiro, Iputinga, Monsenhor Fabrício, Bomba Grande e Barbalho. A obra ainda incluiu nova iluminação e tratamento paisagístico, com o plantio de 800 mudas arbóreas. Além disso, serviços de tapa-buraco e recapeamento asfástico foram feitos, de modo a revitalizar todo o entorno da Avenida Maurício de Nassau. A via representa um compromisso da Prefeitura do Recife e uma demanda eleita no Orçamento Participativo.


Cais da Aurora

Eleita pela população nas plenárias do OP, a revitalização do Cais da Aurora é emblemática e simboliza o processo de planejamento participativo implantado pela atual gestão municipal. Além de votar pela intervenção, a população colaborou diretamente com a elaboração do projeto. Além de simbolizar a participação popular, a obra contribui para a valorização do Centro. O custo total incluindo a etapa inaugurada em junho de 2004, foi de R$ 2.608.210,81, provenientes do Governo Federal (Ministério das Cidades) e da Prefeitura.

O guarda-corpo foi trocado numa extensão de 260 metros de cais; foi instalado um mini-anfiteatro para abrigar atividades culturais e de lazer; a população passa a contar com equipamentos de ginástica, sendo quatro barras, três pranchas para abdominal e seis apoios para marinheiro; estacionamento com 200 vagas; pista para bicicleta e cooper; e iluminação totalmente nova, com 70 postes de 150w e 16 postes de 150w. Ao todo foram instalados 5.231,89 m² de passeio em concreto, pedra portuguesa branca e vermelha, piso em concreto usinado, blocos intertravados e 500 metros de guarda-corpo. A área também ganhou 35 bancos em madeira e ferro e 113 m² de assento em concreto, além de 15 rampas de acesso para pessoas com deficiência física e idosos.