Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Administração e Gestão de Pessoas

CAMINHADA ECOLÓGICA CHAMA ATENÇÃO NO CENTRO DO RECIFE

Quem passou pelo Centro do Recife viu uma movimentação diferente nos arredores da Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista, na manhã desta quarta-feira (19). É que o local foi escolhido pela Prefeitura do Recife como ponto de partida para uma caminhada pelo Dia Mundial da Água. A data é celebrada oficialmente em 22 de março, mas teve as mobilizações antecipadas por causa do feriado da Semana Santa. O evento foi uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Cultura, Educação, Saneamento e Serviços Públicos.

A concentração teve início às 8h30. Na infra-estrutura montada na praça, o público teve acesso a informações sobre o processo de tratamento da água, além de formas de preservação dos recursos hídricos, entre outras. Também foram distribuídos material educativo e hipoclorito de sódio, utilizado na higienização de frutas e verduras e na purificação da água. Na saída, por volta das 10h30, o abre-alas foi formado por alunos da Escola Municipal de Frevo Fernando Borges, que dançavam ao som de músicos da Fundação de Cultura do Recife. Em seguida, o grupo passou pela rua da Imperatriz, cruzando a Ponte da Boa Vista (Ponte de Ferro). Instalada na rua do Sol, bairro de Santo Antônio, a Frevioca recepcionou os participantes na chegada, com muita música e a declamação do Cordel da Água, criado pelo poeta e agente de saúde ambiental da Prefeitura Altair Leal.

“As pessoas têm que se conscientizar sobre o fim dos recursos hídricos e, pensando nas gerações futuras, precisam ser preservados desde agora. Decidimos promover uma caminhada pelo Centro de forma a ampliar a quantidade de pessoas que receberiam as informações que queremos passar”, explicou o gerente do Programa de Saúde Ambiental do Recife, Otoniel Barros. A estratégia deu resultado. Muita gente fez questão de se juntar à mobilização, tanto assistindo às orientações dos agentes de saúde ambiental como recebendo hipoclorito de sódio ou ainda acompanhando a caminhada.

Um dos expectadores foi o militar Reinaldino Ferreira que, de passagem pela rua da Imperatriz, parou para ver o grupo passar. “Acho importante esse tipo de ação. As pessoas têm de ter consciência sobre o uso da água. Em casa, a gente sempre fecha a torneira quando está ensaboando os pratos”, exemplificou. O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas, a ONU, no dia 22 de março de 1992. A cada ano, as discussões em torno da data são focadas em algum dos diversos temas relacionados aos recursos hídricos. Em 2008, o assunto principal é o saneamento. Hoje, pouco mais da metade (54%) dos domicílios brasileiros contam com a coleta de esgotos. No Brasil, esta é considerada a Década Brasileira da Água, conforme Decreto Presidencial de 22 de março de 2005.
Matérias Relacionadas
- Recife celebra Dia Mundial da Água


Enviar    Imprimir