Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Finanças

SERVIDORA DE FINANÇAS COMEMORA 50 ANOS DE SERVIÇO PÚBLICO

Fim dos anos dourados da década de 1950. O mundo acompanhava a Guerra do Vietnã, o lançamento do primeiro satélite e dançava ao som dos Beatles. Foi neste período, mais exatamente em 14 de abril de 1959, que a técnica em contabilidade, Maria Gleide Buonafina, passava em um concurso público para o cargo de auxiliar de escrita na Secretaria de Finanças da Prefeitura do Recife.

Cinco décadas se passaram desde então. Hoje, Maria Gleide comemora o aniversário de 50 anos dedicados ao serviço público, todos eles na Diretoria de Contabilidade de Finanças. Quando chegou aqui, ela tinha 19 anos e apenas uma experiência de emprego anterior. O começo foi difícil. “Meu superior era bastante rígido e eu lembro de ter chorado muito no primeiro dia de trabalho”, conta ela, que é conhecida entre os colegas como uma pessoa muito emotiva. “Disse a minha avó: só vou ficar neste emprego mesmo porque preciso. Mas, depois fui tomando gosto e terminei aprendendo muito com o meu chefe na época, que era uma pessoa extremamente competente”, recordou.

Dez anos depois, em 1969, Maria Gleide tornava-se auditora fiscal do município, por meio de um teste interno. Em março do mesmo ano, ela assumiria o cargo de diretora geral de Contabilidade Municipal, função que desempenha até hoje. A princípio, a contabilidade era feita de forma manuscrita. “Só em 73 veio a informatização com o Sofin”, explicou. “Antes apenas existiam algumas coisas mecanizadas, como relatórios. Os melhoramentos conquistados são ações das quais a diretora se orgulha. Recife foi um dos primeiros municípios a implantar um sistema de custos. Esta foi uma iniciativa muito importante da qual participamos.”, conta Gleide.

Comemorando suas bodas de ouro, Maria Gleide é admirada pelos funcionários pelo dinamismo profissional e afetividade. “Ela, além de uma grande profissional, é uma mãezona”, declara a secretária Joselane Paz. “O segredo do sucesso para ela é não ficar parado. A vontade de evoluir, se manter atualizado, a determinação, é o que mantém a gente produtivo”, argumentou Joseane. Prestes a completar 70 anos de vida e cheia de energia para o trabalho, Maria Gleide declara-se feliz com a trajetória profissional e ensina: “No balanço da vida, em meio aos desafios, o que vale é centralizar o amor e a amizade”, recorda.

Matérias Relacionadas
- Terceira parcela do IPTU vence no dia 13
- Servidores da Sefin participam de programa de desenvolvimento gerencial
- Procon divulga ranking das empresas mais reclamadas
- PCR assina carta de cooperação em TIC com os governos estadual e federal
- Secretário de Finanças participa de debate sobre crise financeira
- Fórum Serpro de Tecnologia em Software Livre tem apoio da PCR
- Fórum Serpro de Tecnologia em Software Livre tem apoio da PCR
- Servidores já podem ter acesso ao Informe de Redimentos no portal da PCR
- Prefeitura participa de ação em homenagem ao Dia do Consumidor
- Trabalho feminino foi tema de palestra na Secretaria de Finanças
- Servidoras recebem homenagem pelo Dia da Mulher
- Segunda parcela do IPTU vence nesta terça-feira
- Segunda parcela do IPTU vence no próximo dia 10
- PCR lança emissão da Certidão Negativa do ITBI na internet
- Olinda e Cabo conhecem tecnologia do OP do Recife
- Prefeito antecipa salário de fevereiro para esta sexta
- Vence hoje primeira parcela ou cota única do IPTU
- Prefeitura participa de seminário promovido pelo TCE
- PCR divulga calendário de pagamento dos tributos municipais
- Diretoria da Emprel discute Risi com órgãos de classe


Enviar    Imprimir