Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

COMEÇAM OS DESFILES DE AGREMIAÇÕES NA AVENIDA NOSSA SENHORA DO CARMO
00:00 Domingo, 14 de Fevereiro de 2010

Enfim a avenida! Após meses de sonhos, planos, intensos preparativos e ensaios, chega o grande dia. É hora de assumir a passarela e partir para o desfile principal: o concurso de Agremiações Carnavalescas do Carnaval Multicultural do Recife 2010.

Obstáculos vencidos! Com brilho, altivez e competência começaram os desfiles da Av. Nossa Senhora do Carmo, no centro do Recife. A Troça Carnavalesca Mista A Mãe é Minha, Proveniente do bairro do Cordeiro e fundada em 1999, iniciou o desfile às 16h40. A troça trouxe ao concurso de Agremiações deste ano 250 componentes, 25 destaques e 20 músicos. “O tema para o Carnaval 2010 é Pernambuco Multicultural, uma grande homenagem ao folclore bem pernambucano, para ninguém esquecer”, declarou Marlene Barbosa presidente de A Mãe é Minha. Tendo conquistado o terceiro lugar nos dois Carnavais anteriores, a troça trouxe para o “Carnaval que a gente é que faz” ritmos de blocos, frevos, maracatus e tantos outros durante 15 minutos, animando o grande público presente em toda a extensão do desfile.

A segunda Troça a desfilar foi O Bagaço é Meu, de 1929, dos Bultrins, em Olinda. Ela, que em 2008 ficou em quarto lugar e no ano passado em quinto, chegou com muita vontade de ganhar, homenageando em alto estilo o Centenário da China no Brasil. Muito colorido, um enorme e expressivo dragão vermelho, na ala de frente 10 “chinesinhos” de quimonos brancos, peruca negra e faces pintadas de branco deram boas e belas vindas a todos.  “Na China também tem Carnaval”, lia-se numa faixa; logo atrás 10 meninas desfilavam de vestidos de cetim, jogando de cestinhos de palha papel picado e laminado pela passarela. Quimonos longos e coloridos, belos adornos de cabeça, baianas estilizadas à la China, princesas, damas de todas as idades, até mesmo mulheres espadachins. Era um universo chinês invadindo o concurso carnavalesco do Recife e puxando aplausos incansáveis.

“A cada desfile estou mais encantada, pois estão lindos. A gente percebe mesmo o amor deles e o capricho em tudo”, falou Maria das Graças Maris, gaúcha de 52 anos. Perto do final, Pernambuco ganhou seu espaço, com passistas frevando com sombrinha e tudo mais, porém, nas fantasias os motivos orientais permaneciam. Tudo lindo, elogios, porém o jurado técnico precisou alertar o porta-estandarte, que em frente à comissão julgadora demorou ou esqueceu de fazer a evolução tão esperada. Na ala de destaques mais beleza e competência. Enfim, 200 foliões apaixonados deram o melhor de si e agradaram.

Matérias Relacionadas
- Mangue, maracatu e frevo no show da Orquestra da Bomba do Hemetério no Marco Zero
- João da Costa prestigia o Carnaval dos polos do Bairro do Recife
- Beleza e energia na passarela da Avenida Nossa Senhora do Carmo
- Antúlio Madureira leva cultura popular ao Marco Zero
- Clarinada e bonecos gigantes convidam folião para a folia
- Frevo toma conta do Polo das Fantasias
- Encontro de Blocos Afro no Pátio do Terço
- Quanta Ladeira agita multidão no Rec Beat
- Desfile de agremiações mostra tradição no Pátio de Santa Cruz
- Motolâncias reforçam atendimento do SAMU no Carnaval
- Silvério e Fernanda Takai fazem passagem de som no Arsenal
- Estudante Alcides Lins é homenageado no polo da Torre
- E o frevo continua no Mercado da Boa Vista
- Rei Momo e Rainha do Carnaval marcam presença no Mercado da Boa Vista
- Carnaval para toda a família no Mercado da Boa Vista
- Boi Malabá encanta público no Mercado da Boa Vista
- Polos Descentralizados trazem grandes atrações neste domingo(14)
- Zé Ramalho e Cordel do Fogo Encantado são as atrações do Marco Zero neste domingo (14)
- PCR disponibiliza por mais um ano o Táxi Evento no Bairro do Recife
- Emlurb intensifica limpeza nos polos da folia


Enviar    Imprimir