I Seminário Maria da Penha Vai à Escola

Autor da imagem: 

Izabella Moreira/EFAER

O I Seminário Maria da Penha Vai à Escola – Por uma Educação não Sexista ocorrido dia 4 de dezembro, no auditório Dom Helder da EFAER Prof. Paulo Freire, foi uma ação conjunta entre a Secretaria de Educação e a Secretaria da Mulher.
O objetivo do seminário foi aprofundar o debate sobre violência de gênero contra a mulher, assim como apresentar um balanço do Programa Maria da Penha Vai à Escola, que atuou junto a 110 escolas municipais nas turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental entre 2014 e 2015.

Duas palestras ocorreram no seminário; a primeira Construindo a Igualdade de Gênero realizada por Viviane Santiago, da Ong Plan Internacional , destacou a importância de se construir uma sociedade baseada na igualdade de gênero. Em outro momento, o professor Nielson da Silva Bezerra enfatizou o respeito às diferenças no espaço escolar, com a palestra Por uma Educação não Sexista.

No evento, gestoras(es), coordenadoras(es) e professores com contrato por tempo determinado tiveram a oportunidade de conhecer o resultado de algumas ações desenvolvidas nas escolas que estavam expostas no hall do auditório.

O Grupo de Trabalho em Educação Sexual (GTES) trabalha nas formações questões de gênero e sexualidade em todas as etapas e modalidades de ensino, pautada nos eixos corpo, diversidade sexual e relações e justiça de gênero, buscando a integralidade do ser humano e o respeito à construção da identidade pessoal e coletiva, conforme o que está preconizado na Política de Ensino de Rede Municipal do Recife.

Autor: 
Katia Marcelina

Comentar

Paulo Freire

Teve a coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação.

Endereço

PREFEITURA DO RECIFE | SECRETARIA DE EDUCAÇÃO | ESCOLA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO RECIFE PROFESSOR PAULO FREIRE

Rua Real da Torre, 299, Madalena, Recife/PE - CEP:50.610-000

Tel: 81 3355-5851/ 3355-5856

Escola de formação de educadores do Recife Professor Paulo Freire

Education - This is a contributing Drupal Theme
Design by WeebPal.