IV SEMINÁRIO DA POLÍTICA DE ENSINO DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE

Marcando o início das atividades pedagógicas do 2º semestre, cerca de 2000 educadores representando diferentes segmentos e instituições, entre eles, docentes, coordenadores pedagógicos, gestores, secretário de educação, representantes do Conselho Municipal de Educação de Recife (CME), Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e Conselho Estadual de Educação, participaram do IV Seminário da Política de Ensino da Rede Municipal do Recife. Este ano, o evento que aconteceu no Paço Alfândega, trouxe para debate da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nomes do cenário estadual e nacional como Cipriano Luckesi (UFPB), Anna Penido (Diretora do Instituto Inspirare) e Helena Altenfelder (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec, em São Paulo), Edênia Ribeiro (UFRPE),entre outros.

O público foi recebido com a apresentação de Silvério Pessoa com seu repertório musical e, em seguida, o Secretário de Educação, Alexandre Rebêlo deu as boas-vindas desejando um semestre de muito ensino e aprendizagens. Ele destacou a importância de todos/as estarem presentes na discussão.” Independente da BNCC, precisamos discutir um currículo para o município, ratifica o secretário.

Cipriano Luckesi, professor da Universidade Federal da Bahia apontou que se a BNCC não for traduzida na sala de aula e na vida social, servirá muito pouco; fazendo referências às reformas já acontecidas na educação e que não conseguiram evitar um número expressivo de pessoas que não concluem o ensino superior. Por isso, defendeu o papel do professor na acolhida ao aluno, evitando assim a exclusão.O papel do professor faz diferença na sala de aula, enfatiza. E acrescenta, “Minha fala tem um convite. Vamos rever a BNCC, mas vamos trabalhar para que cada criança permaneça na escola”, completa o educador.
Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, apresentou com detalhes as 10 competências que integram o documento em discussão. A palestrante iniciou mencionando a relevância do momento. “É uma oportunidade de construir um currículo que assegure o essencial para todos, questão de equidade. Pensar num currículo contemporâneo, pois todos que estão nos anos iniciais da Educação Básica nasceram no século XXI”, destaca a palestrante.

A professora da Edênia Ribeiro (UFRPE) discutiu sobre a BNCC e suas implicações sobre a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife. Relatou a historicidade do percurso da BNCC até a versão atual explicitando as alterações. Ao mencionar suas considerações foi muito aplaudida pelos presentes. “A BNCC não atende o que já avançamos na cidade do Recife”, finaliza.

Dando continuidade a discussão BNCC e a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife, a gestora da Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, Alexsandra Félix de Sousa, relatou o processo de construção colaborativa do documento da Rede Municipal e a importância que o documento representa. “A Política de Ensino é nosso currículo, é nossa identidade pedagógica.”, destaca a gestora da EFER.

À noite, o evento aconteceu na EFER com a palestra show de Silvério Pessoa. O diretor Executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, abriu o seminário analisando as estratégias para implementação da BNCC na Rede Municipal de Ensino do Recife. “A BNCC é uma oportunidade para revisar a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife. São importantes os debates, a construção de estratégias para a sua execução e fortalecimento das Políticas de Ensino e de Formação da nossa rede”, pontuou Morais.

Anna Penido voltou a abordar as 10 competências trazidas pela BNCC com o olhar direcionado para a Educação de Jovens. E, finalizando, o professor Mauro Silva expôs uma análise da Base Nacional Comum Curricular e a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife para Educação de Jovens e Adultos.

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Paulo Freire

Teve a coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação.

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