IX SEMINÁRIO DE GÊNERO – Grupo de Trabalho de Educação em sexualidade – GTES “MULHERES E A DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS”

Autor da imagem: 

Regina Gouveia

A Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire – EFER sediou o IX Seminário de Gênero, no dia 14 de março de 2019 com o tema ““As Mulheres em Defesa do Direitos Humanos”, organizado por integrantes do Grupo de Trabalho de Educação em Sexualidade - GTES e a Rede Teias. A estrutura do evento baseou-se em quatro eixos temáticos: Socialização de Experiência; Palestras; Roda de Diálogo e Exposição.

Pela manhã, foi proferida a palestra: As Mulheres e a defesa dos Direitos Humanos com a antropóloga Dra. Maria Cecília Patrício. A tarde, palestra intitulada “Educação e Descolonização: uma abordagem interseccionalizada entre raça, gênero e afetos com a pedagoga Dra. Denise Botelho.
Durante os dois turnos, aconteceu socialização de experiências, roda de diálogo e visitação a Exposição “Lélia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história” e “Por que Precisamos do Feminismo?”.

O seminário tem como objetivo afirmar a importância da defesa dos Direitos das Mulheres, como direitos humanos específicos, refletindo em torno das lutas e das desigualdades de gênero, que negam a cidadania ao feminino. Problematizamos as construções sociais de gênero e raça, evidenciando que as narrativas de gênero na Educação, colaboram para a construção de relações de gênero equânimes, em permanente defesa dos direitos adquiridos, da ampliação desses direitos e para enfrentamento à violência. A participante Arianny Silva ressalta, que “ foi um debate de muita relevância, principalmente no momento que estamos vivendo. È bom ver exemplos de mulheres que estão fazendo a diferença, isso inspira não só profissionalmente, mas como seres humanos”, conclui.

As socializações de experiências refletiram o impacto desse diálogo na prática docente, como processo de formação para a humanização e protagonismo feminino, além de promover uma masculinidade comprometida com o bem estar social entre os gêneros.

Autor: 
Regina Gouveia

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Paulo Freire

Teve a coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação.

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