Seminário aborda vulnerabilidade juvenil

Autor da imagem: 

Izabella Moreira/EFAER

Dia 26 de novembro ocorreu, na EFAER Prof. Paulo Freire o Seminário Maioridade Penal - População Vulnerável, Jovens Negros (as). O que a Escola Tem a Ver com Isso? Envolvendo a equipe do Grupo de Trabalho das Relações Etnicorraciais (GTERÊ), representantes do Ministério Público, da equipe de Saúde do Recife, e da Secretaria de Infância e Juventude, além de Pesquisadores da Fundaj e professores da Rede Municipal de Ensino do Recife.

O objetivo principal do seminário foi subsidiar a reflexão sobre a vulnerabilidade juvenil à violência, principalmente da população jovem negra. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2014), em 2013, os jovens negros foram 18,4% mais encarcerados e 30,5% mais vítimas de homicídios do que os brancos, entre 12 e 29 anos.

Diante desse quadro de violência e desigualdade racial, o seminário, além de apresentar as ações pedagógicas já implementadas na Rede Municipal de Ensino do Recife, trouxe professores para socializarem suas práticas pedagógicas de sensibilização, ampliando as vozes no enfrentamento à violência e ao racismo:

Profa Odailta Alves
Afirmação da Identidade Negra em Sala de Aula: Vivências da E. M. Arquiteto Alexandre Muniz

Profa Márcia Moreira e o Prof. Heraldo de Almeida
Redução da Violência Escolar Através de Jogos

Profa Marlen Leandro
Relações Etnicorraciais nas Turmas de EJA

Autor: 
Izabella Moreira

Comentar

Paulo Freire

Teve a coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação.

Endereço

PREFEITURA DO RECIFE | SECRETARIA DE EDUCAÇÃO | ESCOLA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO RECIFE PROFESSOR PAULO FREIRE

Rua Real da Torre, 299, Madalena, Recife/PE - CEP:50.610-000

Tel: 81 3355-5851/ 3355-5856

Escola de formação de educadores do Recife Professor Paulo Freire

Education - This is a contributing Drupal Theme
Design by WeebPal.