Seminário Diversidade Sexual e a Política de Ensino da Secretaria de Educação do Recife

Autor da imagem: 

Izabella Moreira/EFAER

O Seminário Diversidade Sexual e a Política de Ensino da Secretaria de Educação do Recife foi realizado na EFAER Prof. Paulo Freire no dia 29 de setembro e teve a participação de 100 profissionais da educação do Recife.

Na ocasião, foi proferida uma palestra do promotor de justiça Maxweel Vignoli abordando a diversidade sexual e o conceito de família, com destaque para o Projeto de Lei 6583/2013 que só reconhece a família heterossexual . O Promotor enfatizou que respeitar a dignidade das pessoas é um princípio básico da Constituição e que o Supremo Tribunal Federal (STF), que é quem interpreta a Constituição Federal, estende o conceito de família, levando em conta os vínculos socioafetivos.

A Cabeleireira Vanessa Sampaio, da Associação das Mulheres Trans de Pernambuco, também deu a sua contribuição ao debate ao relatar suas experiências de vida diante de situações de discriminação na escola e no dia-a-dia, desde quando assumiu sua homossexualidade até quando passou a se identificar como travesti.

O Seminário foi promovido pelo Grupo de Trabalho de Educação em Sexualidade (GTES), formado por professoras da Secretaria de Educação do Recife que tem uma história muito significativa na rede municipal, sempre assegurando as discussões nessa temática.

Vale destacar que a Rede Municipal de Ensino vem avançando nessas discussões ao tratar a diversidade sexual na política de ensino, lançada este ano, e ao promover formações continuadas sobre o tema.

Autor: 
Izabella Moreira

Comentar

Paulo Freire

Teve a coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação.

Endereço

PREFEITURA DO RECIFE | SECRETARIA DE EDUCAÇÃO | ESCOLA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO RECIFE PROFESSOR PAULO FREIRE

Rua Real da Torre, 299, Madalena, Recife/PE - CEP:50.610-000

Tel: 81 3355-5851/ 3355-5856

Escola de formação de educadores do Recife Professor Paulo Freire

Education - This is a contributing Drupal Theme
Design by WeebPal.