V SEMINÁRIO DA POLÍTICA DE ENSINO DA RMER

Nesta terça-feira (23), a Secretaria de Educação de Recife, através da Diretoria Executiva de Gestão Pedagógica e da Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, promoveu o V Seminário da Política de Ensino da Rede Municipal do Recife com o tema "Currículo na Prática". O evento que aconteceu nos três turnos reuniu mais de 1200 profissionais da educação do Recife e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/PE) e do Conselho Municipal de Educação do Recife (CME/Recife).

Os/as participantes foram recepcionados/as pelo grupo Migliori que encantou a todos/as com suas belas vozes e repertório musical. Após a saudação dos componentes da mesa para a abertura da solenidade, a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Edênia Ribeiro, proferiu nos turnos da manhã e tarde a palestra intitulada "Os desafios da implementação do currículo na prática docente". A Profa. Dra. Edênia Ribeiro, que integrou a comissão federal da 2ª versão da BNCC e atuou como assessora técnica geral do Grupo de Trabalho de revisão da Política de Ensino do Recife 2019, enfatizou em sua palestra que “É na escola que o currículo se legitima e se concretiza".

O Diretor Executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação de Recife, Rogério Morais, apresentou nos três turnos do evento o Painel sobre o Processo de Reelaboração da nova versão da Proposta Curricular da RMER 2019, destacando que “foi uma produção colaborativa, um trabalho coletivo da própria Rede" e enalteceu que o documento da RMER "é uma política pública consolidada”.

O momento mais importante da programação, garantido em todos os turnos do evento, se deu na "Socialização de Experiências - Currículo na prática". Nesse momento, foi evidenciada a materialidade do currículo não apenas no que tange aos direitos e objetivos de aprendizagem, mas também a mobilização dos princípios e eixos que fundamentam a matriz curricular da rede tanto nas práticas pedagógicas apresentadas por Formadores/as da EFER Prof. Paulo Freire, ao explicitarem a relação do currículo RMER com a preparação e vivência das formações continuadas em rede, bem como nas práticas pedagógicas apresentadas por docentes de diferentes unidades de ensino da rede

Na programação noturna, a palestra intitulada "Os desafios da implementação do currículo na prática pedagógica da EJA" foi proferida pela Profa. Dra. Waldênia Leão da Universidade de Pernambuco (UPE).A Profa. Waldênia atuou como assessora técnica do Grupo de Trabalho do processo de revisão da Política de Ensino RMER da EJA 2019 e destacou em sua palestra que é preciso considerar na construção do currículo da EJA "o indivíduo, o grupo e os conhecimentos que ajudem na sua formação integral".

A Gestora da EFER Professor Paulo Freire, Alexsandra Félix, que atuou na Coordenação Geral do Grupo de Trabalho de Revisão da Política de Ensino e conduziu a mediação das socializações apresentadas no V Seminário, avaliou que "a forma democrática de revisão da Política de Ensino e a efetivação do currículo no planejamento das formações e pelos/as docentes na sala de aula nos permite construir juntos com os/as educandos/as da rede municipal possibilidades de concretização de sonhos e transformação de realidades, enfatiza a gestora.

Anexos: 

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Paulo Freire

Teve a coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação.

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Tel: 81 3355-5851/ 3355-5856

Escola de formação de educadores do Recife Professor Paulo Freire

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