VIII Seminário de Diversidade Sexual: “Educação e Direitos Humanos: a diversidade em pauta”

No dia 12 de setembro de 2019, a Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, através do Grupo de Trabalho de Educação em Sexualidade (GTES), realizou o VIII Seminário de Diversidade Sexual: “Educação e Direitos Humanos: a diversidade em pauta”. O seminário, que ocorreu, nos turnos da manhã e tarde, na EFER Professor Paulo Freire, contou com a participação de docentes da RMER, docentes e estudantes do ensino superior e representantes convidados da sociedade civil, totalizando cerca de 100 (cem) participantes.

Pela manhã a mesa de abertura contou com a presença da Vice-Gestora da EFER Prof. Paulo Freire, Williany Amara, da Coordenação da Formação EFER (Anos Finais e EJA) Verônica Duarte e da Prof. Regina Gouveia, Formadora na EFER Prof. Paulo Freire e integrante do Grupo de Trabalho de Educação em Sexualidade (GTES). A acolhida ficou por conta da apresentação musical realizada pelos/as formadoras EFER Jair Santana, Antero Madureira, Eunaide Monteiro e Danielle Cristina. Também tivemos a leitura do Poema "Rosa e azul", de autoria da Coordenadora de Formação (Anos Iniciais) Magali Ribeiro.

Houve exposições proferidas pelo Prof. Jair Santana (Formador EFER Prof. Paulo Freire), com o título "Direitos Humanos e as Lições da História" e pela Profa. Regina Gouveia (Formadora EFER Prof. Paulo Freire e GTES), com título " As lições da História LGBTQ+" e a participação da Profa. Janaína Guimarães (UPE) com a palestra sobre "Educação e Direitos Humanos: a Diversidade em Pauta". No turno da tarde, a palestra "Diversidade e as Políticas Públicas LGBT", foi proferida por Wellington Pastor (Gerência de Livre Orientação Sexual - GLOS). Na ocasião, foram socializadas experiências de docentes que em suas práticas desenvolvem estratégias que agregam a diversidade com ação pedagógica que possibilitam a participação com cidadania dentro dos espaços educacionais, a saber: Prof. Demóstenes Soares da Silva com o trabalho " Os olhos que falam com a voz"; e Prof. Ednaldo Andrade Barros com a socialização "Entre xingamentos, brigas e reflexões: rodas de diálogo como caminho para superação da LGBTFOBIA no ambiente escolar".

A integrante do GTES e uma das organizadoras gerais do evento, Regina Gouveia, analisa que "durante o seminário foi ressaltando que devemos fomentar na educação o protagonismo da humanização, da empatia e da luta contra os preconceitos (racismo, sexismo e homofobia) e a desigualdade que atinge os grupos LGBTs. O evento contribui para construir outras concepções e práticas pedagógicas em torno da Diversidade Sexual, colocando em pauta as lições da história na defesa dos Direitos Humanos. Outro ponto de maior relevância é que a cada ano conseguimos agregar mais pessoas nessa temática, ampliando assim, o debate".

Comentar

Paulo Freire

Teve a coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação.

Endereço

PREFEITURA DO RECIFE | SECRETARIA DE EDUCAÇÃO | ESCOLA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO RECIFE PROFESSOR PAULO FREIRE

Rua Real da Torre, 299, Madalena, Recife/PE - CEP:50.610-000

Tel: 81 3355-5851/ 3355-5856

Escola de formação de educadores do Recife Professor Paulo Freire

Education - This is a contributing Drupal Theme
Design by WeebPal.