Imagens



Museu de Arte Popular

          O Museu de Arte Popular, da Prefeitura Cidade do Recife, foi criado em 1986, desmembrado da Galeria Metropolitana do Recife. Salvaguarda um patrimônio dos mais significativos da cultura nordestina, com um acervo de 400 peças, em cerâmica e madeira, de todos estados do Nordeste: Salvador, Cachoeira e Maragogipinho (BA); Juazeiro e Canindé (CE); São Luís (MA); Olho D’água das Flores (AL); Valença e Teresina (PI); Estância (SE); Ceará-mirim, São José do Mipibú, S. Gonçalo do Amarante, Currais Novos e Natal (RN); Pilões de Dentro e Cabedelo (PB); Recife, Olinda, Paulista, Caruaru, Jaboatão, Camaragibe, Tracunhaém, Goiana, Águas Belas, Petrolina (PE).

          Suas obras são representações das relações humanas, revelando hábitos, costumes, tradições, os saberes e fazeres de grupos humanos. Arte que expressa modos de vida, como suas crenças, os trabalhadores, as brincadeiras, os tipos populares, formas de alimentação e de vestuário, as religiosidades. Objetos que devem ser examinados como referências identitárias dos diversos nordestes que construímos.

          Desde 2002, passamos a promover algumas parcerias para a exibição de seu acervo, através de exposições de curta duração, em espaços públicos de Pernambuco, que denominamos UM PATRIMÔNIO AO ALCANCE DE TODOS.

          As exposições visam propiciar ao público visitante, a possibilidade de discutir sobre temáticas variadas do nosso cotidiano, pelas relações que podem ser estabelecidas com as obras de arte, num discurso de natureza antropológica, social, histórica e artística.

          Também vem promovendo oficinas de cerâmicas com artistas de Tracunhaém e Caruaru, visando preservar este saber, pela sua difusão entre as novas gerações.




Atendimento: de segunda a sexta das 08 às 17h
Pátio de São Pedro, Casas: 45 | 49
São José - Recife - PE
Contatos: (81) 3232.1437 | 3232.1438
E-mail: map@recife.pe.gov.br