Imagens



Carnavais

          Festa que ganha a rua, transgressão da rotina que celebra o prazer e dá sentido ao que não parece ter. Manifestação de múltiplas faces, transbordando desejos, sentimentos, ações e reações do consciente e do inconsciente, presentes no ser material e no imaginário do povo.

           Na manifestação do Carnaval estão seus próprios desdobramentos, a inversão da realidade, a falta de regra que, em si, já estabelece uma nova regra. Uma ruptura consentida que desagrega gerando outros modos de agregar. É nesse espaço da festa que se estabelece também o espaço de luta, de pertença e de resistência.
 
           O Carnaval da participação coletiva vivido pelo Recife transforma a cidade, explode em cores e ritmos, faz sorrir e faz chorar. O Recife se transforma em território privilegiado de sonhos e desejos, sua paisagem e sua gente encontram pleno sentido, como se seus bairros, ruas e praças explicassem o porquê de existirem.
 
            Fazendo parte da programação, temos onze modalidades de agremiações carnavalescas: clubes, troças, blocos, bois, ursos, maracatus de baque-solto e de baque-virado, afoxés, clubes de bonecos, caboclinhos e tribos de índios. Enriquecido pelas diversas influências, esse Carnaval é fonte inesgotável de contribuições para a compreensão da nossa formação sócio-cultural.