Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Serviços Públicos

PREFEITO PARTICIPA DE IMPLANTAÇÃO DE CONSÓRCIO

O prefeito João Paulo participou, na tarde desta segunda-feira (8), na antiga sede da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), da solenidade de implantação formal do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. O consórcio-empresa passará a ser o gestor pleno do Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, substituindo a EMTU. Além do prefeito, participaram da solenidade o governador Eduardo Campos; a prefeita de Olinda, Luciana Santos; o secretário das Cidades, Humberto Costa; o presidente do consórcio, Dílson Peixoto e representantes de municípios da Região Metropolitana.

De acordo com João Paulo, o consórcio foi construído graças à parceria do Governo do Estado com as prefeituras. “Este foi um trabalho feito com muitas mãos e só vai ter sucesso se as prefeituras estiverem antenadas com o Estado, com os empresários, e se as obras de melhoria nas vias forem executadas, como fizemos no Corredor Leste-Oeste. Estamos investindo e apostando na melhoria de qualidade do transporte de massa e à medida que isto estiver acontecendo as pessoas vão preferir andar de ônibus. Fizemos uma grande caminhada para construir este consórcio e, agora, vai depender dos nossos esforços para trabalhar em parceria”, afirmou.

Será tarefa do consórcio Grande Recife aperfeiçoar a gestão metropolitana do Sistema de Transportes, dividindo as responsabilidades entre o Estado e os municípios; fortalecer o papel dos municípios na gestão do Sistema Público de Passageiros da Região Metropolitana, facilitando a obtenção de recursos financeiros para a melhoraria da qualidade e da eficiência do sistema; e estabelecer nova relação contratual com os operadores, através de um processo licitatório único de linhas municipais e intermunicipais, entre outras.

Fazem parte do consórcio, representantes do Governo do Estado, dos municípios, Detran, CTTU, CBTU, Setrans, câmaras de vereadores, Assembléia Legislativa, representantes dos usuários dos transportes coletivos da Região Metropolitana, representante dos usuários com direito à gratuidade e representante dos estudantes.

Eduardo Campos destacou a importância do consórcio. “Estamos aqui dando seqüência à busca de uma política pública de grande importância que é o transporte de passageiros. O consórcio é uma iniciativa democrática e inovadora que vai trazer mais qualidade de vida e segurança para a população que depende do ônibus. O consórcio vai pensar a questão do trânsito para os próximos dez, quinze anos”, disse.

Para o secretário de Serviços Públicos do Recife, Amaro João, o consórcio vai “melhorar a integração do transporte entre os municípios, otimizar os recursos, dar mais conforto para a população e permitir a redução de tarifas”. Segundo ele, a Prefeitura do Recife sempre apoiou a criação do consórcio, e defende que o seu conceito seja utilizado em outras áreas, como o tratamento de resíduos sólidos e serviços de manutenção, como a drenagem.

Para os usuários, os maiores benefícios da criação do Grande Recife serão: Maior transparência na gestão; integração do sistema de transporte metropolitano com ações municipais relacionadas ao uso do solo, trânsito e sistema viário; maior mobilidade e inclusão social, com aceleração na implantação do SEI, com mais alternativas de deslocamentos com o pagamento de uma única tarifa; maior facilidade para obtenção de subsídios tarifários, e melhoria da qualidade do transporte com maior quantidade de investimentos no setor.

Matérias Relacionadas
- CTTU monitora esquema de trânsito para 7 de Setembro
- Brasileirão: trânsito monitorado para jogo nos Aflitos
- Estrada do Arraial é interditada para desfile
- CTTU fiscaliza trânsito para jogo na Ilha
- CTTU alerta para interdição de faixas na Agamenon Magalhães
- Prefeitura inicia instalação de passarela no Pina
- PCR realiza capacitação de transportes para professores da rede
- Professores da rede são capacitados sobre Transporte
- Guardas municipais iniciam curso de Formação de Trânsito
- CTTU fiscaliza trânsito para jogo nos Aflitos
- Corrida Duque de Caxias terá trânsito monitorado
- Trânsito será monitorado para o jogo Santa Cruz x Campinense
- Corredor Leste-Oeste reduz tempo médio das viagens
- Permissionários do STCP são preparados para atender pessoas com deficiência
- Prefeitura inicia requalificação das paradas de ônibus da Caxangá
- João Paulo anuncia investimentos de R$ 4 milhões para o trânsito
- CTTU fiscaliza trânsito para jogo Náutico x Fluminense
- Trânsito será fiscalizado para jogo Sport e Botafogo
- Sinalização alerta sobre alterações na rua das Creoulas
- CTTU fiscaliza trânsito para jogo nos Aflitos


Enviar    Imprimir