Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

MULHERES DISCUTEM OS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
12:20 Terça-feira, 16 de Março de 2010

O desafio da construção de políticas públicas para as mulheres do Recife” motivou uma palestra proferida na manhã desta terça (16) para cerca de 120 integrantes de vários grupos de idosas reunidas no Auditório Capiba (15º andar da Prefeitura do Recife). O evento foi promovido pela Secretaria Especial da Mulher do Município, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, dentro das comemorações do centenário do 8 de março – Dia Internacional da Mulher. O foco do encontro foi o envelhecimento ativo.

Ao saudar a plateia e as palestrantes, a coordenadora da Casa Abrigo Sempre Viva do Recife, Liliana Barros - que responde interinamente pela Secretaria Especial da Mulher -, frisou a importância de debater o assunto com a participação do segmento das pessoas idosas “para que o movimento seja fortalecido e as conquistas sejam ampliadas”.

Liliana Barros convidou para a mesa dos trabalhos a gerente da Pessoa Idosa da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Alexandrina Medeiros; a presidente regional da Associação Brasileira de Alzeheimer e integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Selma Castro, além das representantes do Conselho Municipal da Mulher, Cleonice Viana, do Fórum Temático de Mulheres do OP, Iranir Brito, e Jandileuza Leite, do Conselho Municipal de Direitos Humanos.

Organização, união e luta foram as palavras de ordem proferidas pelas convidadas da mesa dos trabalhos. Elas foram unânimes ao defenderem o controle social das políticas públicas direcionadas ao segmento da pessoa idosa “para que possamos ter uma vida com mais qualidade e bom atendimento nos equipamentos que prestam os serviços públicos”, observou Iranir Brito, do Fórum do OP.

Na opinião de Selma Castro, para que a reivindicação da idosa seja atendida, é necessário que a pessoa tenha conhecimento dos seus direitos e seja capacitada quando tiver de formalizar algum pleito. A conselheira lembra que um dos instrumentos de luta é o Estatuto do Idoso que orienta e ensina quais os direitos e deveres. Essa mesma linha de raciocínio foi sugerida por Alexandrina Medeiros ao abordar o tema e conclamar o movimento de mulheres em especial às idosas a engrossar as fileiras e não fiquem a margem das discussões do Plano Nacional dos Direitos Humanos (PNDU-3), que já foi discutido em mais de 30 conferências.

Ao final do evento, as participantes tiveram um momento de descontração com uma apresentação cultural de frevo dançado por seis integrantes do Grupo de Idosas Jardim das Maravilhas, situado no Ibura. A programação da Prefeitura do Recife para o mês de março prossegue nesta quarta-feira (17) durante todo o dia com rodas de diálogos sobre políticas públicas para as mulheres com reuniões nas secretarias.

Matérias Relacionadas
- Agentes da Guarda Municipal recebem aulas de informática
- Delegados do OP visitam casas de acolhida da Assistência Social
- João da Costa participa de audiências em Brasília a fim de captar recursos para o Recife
- Procon-Recife participa de Audiência Pública
- Sanear dá continuidade às sessões de cinema com temática ambiental
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de março
- João da Costa entrega Praça da Mauricéia revitalizada
- Prefeitura promove curso de informática para guardas municipais
- Servidores das DAS iniciam curso sobre orçamento e responsabilidade fiscal
- Prefeito entrega reforma de escola municipal na Ilha de Joana Bezerra
- João da Costa entrega ruas e assina OS para ações na Joana Bezerra
- Prefeito João da Costa prestigia show de Elba Ramalho no Marco Zero
- Recife comemora aniversário com bolo de 473 quilos no Arsenal
- Prefeito participa do ato cívico de troca e incineração da bandeira da cidade do Recife
- Agremiações infantis celebram o Aniversário da Cidade no Forte das Cinco Pontas
- Uma série de obras será entregue aos moradores da Ilha Joana Bezerra neste sábado
- Prefeitura do Recife participa do seminário do Projeto 100 Cidades, na Itália
- João da Costa distribui mudas de árvores em homenagem ao aniversário do Recife
- Secretaria da Mulher participa de debate sobre gênero
- Crianças visitam Museu da Cidade em comemoração aos 473 anos do Recife


Enviar    Imprimir