Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

PCR DISPONIBILIZA 2,28 MIL VAGAS PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
00:00 Segunda-feira, 22 de Março de 2010

A Prefeitura do Recife, por intermédio de uma ação conjunta entre as secretarias de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e Turismo, capacitará 2.280 trabalhadores do Município na área da Construção Civil. Os cursos fazem parte do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ) Construção Civil. Os interessados em participar do programa podem dirigir-se ao Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, localizado na avenida Rio Branco, 155, bairro do Recife. As inscrições dos alunos começaram em maio do ano passado e seguem até o dia 30 de março de 2010.

Os documentos necessários para realização da inscrição são a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, carteira profissional e o cartão do Bolsa Família. No caso dos dependentes basta o Número de Identificação Social (NIS) e o comprovante de escolaridade. Só serão aceitos aqueles com ensino fundamental completo. Se o candidato a uma das vagas do curso estiver com algum problema relacionado ao NIS do Bolsa Família, poderá ligar para o 0800 281 0313, telefone onde a população recifense pode tratar de assuntos ligados a programas sociais do Município. Outra opção é o 0800 707 2003 que é o “Tire Dúvidas Bolsa Família” disponibilizado pela Caixa Econômica.

Para candidatar-se a uma das vagas, o recifense deve ser beneficiário do programa Bolsa Família e ter mais de 18 anos. O programa é uma forma de oferecer qualificação profissional para os beneficiários do Programa e seus familiares, a fim de inseri-los no mercado de trabalho, além de proporcionar aos integrantes uma formação específica e cidadã, garantindo a autoestima e valorização do cidadão.

As aulas oferecidas pelo programa são direcionadas à Construção Civil. Desta forma, os interessados poderão aprender mais sobre as funções de armador, azulejista, eletricista, encanador, gesseiro, pintor, pedreiro e instalador industrial. Cada curso tem carga horária total de 200h.

O conteúdo das aulas está dividido em básico e específico. O básico é ensinado em todos os cursos e aborda saúde e segurança no trabalho; educação ambiental, direitos humanos, social e trabalhista; informação e orientação profissional e gestão de trabalho; além de noções de língua portuguesa e matemática. Já os específicos variam de acordo com a especialização. No curso de eletricista, por exemplo, alguns dos temas são a matéria e sua composição, corrente elétrica, potência, aterramento. Já no curso de pedreiro os conteúdos específicos são, entre outros, leitura de plantas, fundações, alvenaria, tipos de tijolos e revestimentos.As aulas iniciam-se na segunda quinzena de abril.

PlanseQ - O Plano Setorial de Qualificação (PlanseQ) é uma ação do Ministério do Turismo, e, em Recife é operacionalizado pelo Instituto Latino-Americano de Tecnologia em Educação e Ciências (Ilatec).

O programa tem apoio da Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Assistência Social, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo.
O Planseq oferece cursos na área de construção civil, para homens e mulheres com mais de 18 anos e que tenham pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa. O setor da construção civil foi escolhido por ser essencial ao desenvolvimento econômico do País e por ter relação direta com as obras de infraestrutura realizadas pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

No Recife, de janeiro a maio de 2009, 1.174 educandos foram capacitados pelo programa. O Planseq promove, gradativamente, a universalização do direito dos trabalhadores à qualificação.

Confira aqui informações detalhadas sobre os cursos.

Matérias Relacionadas
- Cursos
- Prefeitura divulga vagas do Sistema de Emprego e Renda
- Sistema Público de Emprego oferece 102 vagas para esta quinta-feira (18)
- Sistema Público de Emprego oferece 84 oportunidades para esta terça-feira (16)
- PCR divulga 100 vagas de emprego para esta segunda-feira
- Prefeitura divulga vagas de emprego do Sistema Público para esta quinta-feira
- PCR divulga vagas do Sistema Público de Emprego e Renda para esta quarta-feira (10)
- Sistema Público disponibiliza 193 vagas de emprego para esta terça-feira (09)
- Prefeitura divulga vagas de Emprego para esta quinta (04)
- Candidatos a vagas de emprego podem conferir nova listagem
- Prefeitura divulga vagas do Sistema Público de Emprego para esta quinta
- Sistema Público oferece 93 vagas de emprego para esta quarta-feira (24)
- PCR divulga vagas de emprego para esta terça-feira (09)
- Novas vagas de emprego para esta segunda-feira (08)
- Sistema Público de Emprego oferece 100 vagas
- Prefeitura divulga vagas do Sistema Público de Emprego
- Confira as vagas de trabalho do Sistema de Emprego e Renda
- Sistema Público de Emprego e Renda divulga vagas para esta quarta
- Sistema Público de Emprego e Renda divulga 138 vagas de trabalho
- Confira as novas vagas de trabalho do Sistema de Emprego e Renda


Enviar    Imprimir