Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

POPULAÇÃO REFORÇA VOTAÇÃO DE PRIORIDADES COM URNAS ELETRÔNICAS DO OP
17:16 Quarta-feira, 5 de Maio de 2010

O Orçamento Participativo do Recife iniciou, nesta quarta-feira (05), uma nova etapa do ciclo 2010, com a votação através das urnas eletrônicas. A primeira área da Cidade a receber os equipamentos foi a microrregião 2.1, que compreende os bairros do Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho e Torreão. Nessa fase, os moradores que não puderam participar das plenárias regionais têm a oportunidade de modificar a posição das dez obras e ações eleitas como prioritárias nas reuniões presenciais.

As urnas estão à disposição das pessoas em quatro diferentes locais da região, até esta quinta-feira (06), das 9h às 17h. Cada cidadão só pode votar em uma intervenção. Para isso, é preciso ter em mãos um documento de identificação com o número do RG. Em cada equipamento instalado existe um representante do OP para auxiliar a população no momento da escolha das ações e obras.

O atendente do telemarketing Renato Filho, morador da Ilha do Joaneiro, em Campo Grande, escolheu como ação a mais importante a promoção de cursos profissionalizantes para a comunidade. “Existem muitos jovens ociosos, e cursos profissionalizantes considero como a principal prioridade para a Ilha do Joaneiro”, afirmou o rapaz. O estudante Dayvson Paulino da Silva também optou pela realização de cursos que possam facilitar a inclusão no mercado de trabalho dos moradores da localidade. “O OP é um importante instrumento que possibilita a participação de toda a Cidade na escolha dos temas que a população julga mais necessários”, definiu o jovem.

“As urnas eletrônicas justamente atendem à demanda da população que talvez estivesse em horário de aula, ou em outro compromisso, e não participou das plenárias regionais. Como isso, os moradores de cada região podem fazer sua votação nos equipamentos eletrônicos, escolhendo entre as dez ações e obras mais votadas nas plenárias presenciais”, reforçou o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda.

Os equipamentos da Microrregião 2.1 estão presentes nos seguintes locais: Academia da Cidade da Ilha de Joaneiro; Escola Municipal Jandira Botelho (Campo Grande); Terminal de ônibus de Chão de Estrelas e Praça de Campo Grande.

Microrregião 2.1 – Após as quatro plenárias regionais da área, o tema mais votado pelas comunidades foi Educação, com a construção de uma creche para a comunidade de Capilé e Saramandaia em primeiro lugar. A temática de trabalho e renda ficou na segunda colocação geral e na terceira posição a população escolheu a pavimentação e drenagem da Rua Aparecida e travessas, na Ilha do Joaneiro. No total participaram das reuniões 2.524 pessoas.

Matérias Relacionadas
- Plenária regional do OP em Santo Amaro prioriza implantação de policlínica
- Orçamento Participativo do Recife promove plenária no bairro do Fundão
- OP Recife 2010 inicia nova etapa com votação nas urnas eletrônicas
- Moradores de Dois Unidos elegem ações prioritárias em plenária do OP Recife
- Comunidade do Coque participa de plenária do OP Recife 2010
- Alto do Capitão, em Dois Unidos, recebe plenária regional do OP
- Encerradas plenárias regionais do OP na microrregião 2.1 do Recife
- Prefeito João da Costa abre 1ª plenária regional do OP Recife 2010
- João da Costa acompanha primeira plenária do OP 2010
- Equipe do OP mobiliza moradores do Habitacional Jacarezinho para 1ª plenária regional de 2010
- João da Costa inicia mais uma obra do OP
- Orçamento Participativo Recife amplia número de plenárias em 2010
- Mulheres da RPA-3 elegem prioridades para Plenária do OP
- Prefeito assina ordem de serviço para mais uma obra do OP
- Prefeito e governador assinam convênios e anunciam licitações do 2º Plano de Obras do OP
- Prefeito João da Costa recepciona Caravana do OP Recife
- Caravana do OP movimenta o Recife neste sábado
- Plenária de Mulheres do OP começa com reuniões nas microrregiões
- Fórum de Mulheres do OP se reúne na sede Conselho
- Prefeito apresenta experiência do OP do Recife em seminário


Enviar    Imprimir