Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Extraordinária da Copa de 2014

ESPECIALISTAS ALEMÃES TÊM REUNIÃO FINAL DE AVALIAÇÃO
00:00 Terça-feira, 22 de Novembro de 2011

Encontro acontece no 5º. andar da Prefeitura do Recife. Nesta terça (22), consultores conheceram o sistema de transporte público da RMR

Após visitar vários equipamentos de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR), os consultores alemães Thomas Wehr e Nora Pullman gostaram do que viram. Nesta terça-feira (22), eles conheceram a sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), próxima à estação Werneck, de onde tomaram o metrô até Camaragibe e o Terminal Integrado de Passageiros (TIP); visitaram as obras da Arena Pernambuco; seguiram pelo traçado do corredor Leste-Oeste, entre Camaragibe e o Derby; e andaram de ônibus entre os terminais da PE-15 e Pelópidas da Silveira, onde está sendo implantado o corredor Norte-Sul.

Iniciada na segunda-feira (21), a missão se encerra nesta quarta-feira (23), com reunião final de avaliação que começa às 9h30, na sala de reuniões da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, quinto andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife. A partir do que viram in loco e dos projetos apresentados pelas equipes da Prefeitura do Recife e Governo do Estado, Thomas Wehr e Nora Pullman vão avaliar a realidade local e apresentar sugestões de melhorias.

Os especialistas foram trazidos a Pernambuco pela instituição alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), que presta serviços para o governo da Alemanha, Nações Unidades e Banco Mundial, entre várias outras clientes. “Vocês estão no caminho certo. O que vi é melhor do que eu esperava e, com certeza, muito mais avançado do que a África do Sul“, comparou Pullman. Ela e Thomas Wehr estão no Recife para compartilhar experiências e colaborar com a preparação da cidade para a Copa 2014.

Na CBTU, os alemães foram recebidos pelo superintendente regional, Ricardo Beltrão, e conheceram a moderna sala de controle do metrô. “Temos 40 km de via dupla, sinalizada e eletrificada. São 25 trens, cada um com capacidade para 1100 passageiros. A empresa opera há 26 anos e nunca houve colisões nem acidentes com os veículos. São 260 mil passageiros transportados por dia“, explicou Beltrão. O gestor aproveitou para anunciar a aquisição de 15 novos veículos e a implantação, no próximo ano, do sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Cajueiro Seco, em Jaboatão, e o Cabo de Santo Agostinho.

Em seguida, Thomas Wehr e Nora Pullman viajaram de metrô até Camaragibe e viram as obras da nova estação Cosme e Damião, que está 80% pronta e ficará a 2 km da Arena Pernambuco. “A estação de metrô será interligada a um Terminal Integrado, de onde os ônibus deixarão os passageiros a 300 metros do estádio. Haverá também o Ramal da Copa, com sistema BRT, fazendo a ligação com Camaragibe e o Corredor Leste-Oeste“, explicou o secretário municipal da Copa do Mundo, Amir Schvartz. Após visitar o canteiro de obras da Arena Pernambuco, a comitiva seguiu por Camaragibe e pela avenida Caxangá, onde será construído o Corredor Leste-Oeste.

À tarde, foi a vez de visitar o Corredor Norte-Sul. Os consultores conheceram o terminal de integração da PE-15, de onde tomaram ônibus até o terminal Pelópidas da Silveira. “É importante que vocês continuem neste caminho, priorizando o transporte público. Não parem, não fiquem satisfeitos com o que já têm. A Copa do Mundo é uma ótima oportunidade para conseguir grandes melhorias no sistema de transporte“, afirmou Nora Pullman.

Experiência – Thomas Wehr gerenciou, entre 2004 e 2007, o escritório da Copa do Mundo em Nuremberg, Alemanha, com participação também na Copa das Confederações. Suas atribuições incluíram o planejamento orçamentário, organização de eventos como o Fan Fest, coordenação dos planos de marketing e relações públicas e participação em grupos de trabalho em áreas como transporte, segurança pública, turismo e controle de desastres.

Por sua vez, Nora Pullmann tem ampla experiência em projetos relacionados ao transporte público. Trabalhou entre 1991 e 2003 na Prefeitura de Frankfurt am Main, nos departamentos de Coordenação e Design de Rodovias; e Mobilidade Urbana e Planejamento de Construções. A partir de 2003, atuou na gerência de tráfego para a região de Frankfurt-Rhein-Main. Na Copa do Mundo da Alemanha, foi coordenadora de Transportes da Fifa. Prestou consultoria para diversas cidades alemãs e sulafricanas.

 

Matérias Relacionadas
- João da Costa visita obras do RioMar Shopping
- João da Costa reafirma compromisso político com mulheres recifenses
- Prefeitura do Recife promove twitcam com a secretária Especial da Mulher
- Campanha Doação Cidadã 2011 terá 13 pontos de arrecadação mais entidades conveniadas
- Prêmio ISS é entregue aos 50 maiores contribuintes do Recife
- João da Costa recebe embaixador do Senegal
- João da Costa prestigia festa de aniversário da secretária de Educação
- João da Costa reafirma compromisso político com as mulheres do Recife
- João da Costa anuncia envio à Câmara de projeto de lei que regulamenta funcionamento de templos religiosos
- João da Costa anuncia antecipação salarial e pagamento do 13º
- Consultores alemães visitam obras da Copa e conhecem sistema de transporte da RMR
- Milton Coelho prestigia ato no Palácio do Campo das Princesas
- Prefeitura do Recife lança campanha Doação Cidadã 2011
- Jovens elegem novos integrantes do Conselho de Políticas para a Juventude do Recife
- Dircon remove ocupação de espaço público no Cordeiro
- João da Costa entrega mais uma obra de urbanização no Ibura
- João da Costa entrega primeira etapa de habitacional em Campo Grande
- Prefeitura do Recife realiza Simulado Participativo de Prevenção de Desastres
- Dircon realiza ação de ordenamento no bairro de São José
- Escola de Gestão do Recife inicia novas turmas nesta segunda (21)


Enviar    Imprimir