Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

PREFEITURA DO RECIFE APÓIA LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE JORGE MARCGRAVE
16:25 Segunda-feira, 28 de Novembro de 2011

Publicação retrata as contribuições do cientista que atuou no Recife no século XVII, incluindo a montagem do primeiro laboratório de pesquisa científica do continente americano

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), promove amanhã (29), em conjunto com a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), o lançamento do livro Observatório no telhado, de Oscar Matsuura. O evento acontecerá às 19h, na Livraria Cultura, localizada na Rua Madre de Deus, bairro do Recife.

A obra apresenta uma pesquisa sobre as contribuições do alemão Jorge Marcgrave no Recife. Em 1638, o pintor, cartógrafo, aquarelista, astrônomo, naturalista, desenhista e médico, chegou ao Recife, onde permaneceu até 1643, integrando a expedição científica e militar de Maurício de Nassau, como ajudante do médico Willem Piso. Nesse período, dedicou-se também às atividades científicas, classificando plantas e animais, fazendo a descrição do clima, habitantes e idiomas brasileiros e estudando as estrelas do hemisfério sul. Recebeu de Maurício de Nassau uma encomenda para a construção de um observatório astronômico para acompanhar o eclipse de 1640. Esse observatório astronômico, de acordo com Oscar Matsuura, foi, na época, o mais bem equipado do mundo. Estruturado no Palácio de Friburgo, casarão que ficava entre a Rua do Imperador e a Rua Primeiro de Março, no bairro de Santo Antônio, o observatório foi o pioneiro das Américas e de todo hemisfério sul.

O prefácio do livro, editado e publicado pela CEPE, foi escrito pelo secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti. “A Prefeitura do Recife considera importante a publicação desse livro, pois aponta, justifica e resgata o papel da cidade como o marco zero da ciência no Brasil, a partir da história de Jorge Marcgrave, que construiu e utilizou, para realizar suas observações astronômicas, o 1º observatório das Américas”, explicou Bertotti.

No ano passado (2010), foi celebrado o quarto centenário do nascimento do cientista. Para comemorar a data foi realizado no Recife o Simpósio Internacional Jorge Marcgrave 400 Anos: a Ciência unindo Velho e Novo Mundos. Além da Prefeitura, por meio da SCTDE, o encontro, organizado pelo Centro Cultural Brasil-Alemanha, contou com a parceria do Instituto Max Planck de História das Ciências, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) do Rio de Janeiro.

O autor da publicação é mestre em radioastronomia pela Universidade Mackenzie e doutor em astronomia cometária pela Universidade de São Paulo. Oscar Matsuura atua em história, ensino e divulgação da astronomia. Desde 2006 é o representante latino-americano junto ao Grupo de Trabalho Arquivos da Comissão 41 da União Astronômica Internacional e, em 2009, foi eleito o vice-presidente do GT. Desde agosto de 2010 é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, e professor colaborador do Programa HCTE/UFRJ.

A cerimônia contará com a participação do professor Sérgio Machado Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia; do professor da Universidade Federal de Pernambuco, José Luiz da Mota Menezes; do presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Diogo Simões; e do deputado estadual Luciano Siqueira.

Matérias Relacionadas
- Festival de Teatro encerra com Labirinto
- Afoxés, coco de roda e reggae encerram o Mês da Consciência Negra
- Lançamento de livro sobre o grupo de teatro Vivencial leva grande público ao Apolo-Hermilo
- Casa do Carnaval registra história do Afoxé Oyá Alaxé
- XIV Festival Recife de Teatro Nacional movimenta a cidade até o domingo (27)
- Memorial Chico Science inaugura exposição Filosofia Musical nesta sexta (25)
- Cantor Walter de Afogados lança seu primeiro DVD no Pátio de São Pedro
- Peça “Por que a criança cozinha na polenta” surpreende público do Festival de Teatro
- Sítio Trindade apresenta “O Circo Rataplan”
- Sábado Danado de Bom volta ao Mercado da Madalena
- Secretaria de Cultura recebe propostas artísticas para o Carnaval 2012
- Roteiro dos Espetáculos
- XIV Festival Recife de Teatro Nacional segue com rica programação
- Casa do Carnaval oferece curso sobre o turismo étnico religioso no Recife
- Rede Mulheres de Terreiros recebe Troféu na Terça Negra
- Festival de Música Carnavalesca do Recife anuncia vencedores
- Festival de Música Carnavalesca movimenta Parque Dona Lindu
- Programação descentralizado do Festival de Teatro lota o Santa Isabel
- Bando de Teatro Olodum mostra uma nova ótica para uma mesma África
- Caminhada Cultural da Consciência Negra ganha as ruas do Recife


Enviar    Imprimir