Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

PCR REALIZA AMPLA COBERTURA DO CARNAVAL E ATENDIMENTO À IMPRENSA
17:06 Domingo, 19 de Fevereiro de 2012

Cerca 100 profissionais, entre repórteres, fotógrafos e assessores, estão envolvidos

Para levar as cores, ritmos e diversidade do Carnaval Multicultural do Recife para o mundo inteiro, as secretarias de Comunicação e Especial de Relações com a Imprensa mobilizaram uma rede de profissionais e equipamentos. Para que jornalistas, radialistas, fotógrafos e cinegrafistas, que acompanham os cinco dias da folia, possam trabalhar com agilidade e eficácia, a Prefeitura do Recife conta com uma estrutura completa para receber tais profissionais, tanto do Brasil quanto do Exterior.

As equipes estão concentradas no Armazém 12, no Marco Zero, onde está a Central do Carnaval, com um grande centro de comunicação. No espaço foram instalados uma redação de imprensa, cinco estúdios de Rádio e um de TV, todos equipados com computadores conectados à internet. Cerca 100 profissionais, entre repórteres, fotógrafos e assessores, estão envolvidos na cobertura e no atendimento, seja diretamente da Central ou nos 17 polos multiculturais.

A meta da equipe de imprensa é produzir mais de 200 reportagens, que informam sobre o evento, tanto para a imprensa, quanto para a população, que pode ter acesso aos textos, fotos e vídeos via internet nas páginas da PCR (www.recife.pe.gov.br) ou do Carnaval (www.carnavaldorecife.com.br).

Cerca de 2 mil jornalistas do Brasil e do Exterior (Inglaterra, Estados Unidos, Bélgica, entre outros países) foram credenciados para a cobertura do evento, contando com todo o suporte oferecido pela PCR, seja na concessão de espaço, equipamentos ou recursos humanos. Assim, a Prefeitura espera que a grandiosidade da festa seja visualizada nos mais diversos ângulos.

Cobertura de TV - O encanto e a alegria da festa multicultural estão sendo transmitidas pela televisão. Em transmissões ao vivo, inserções ou gravações, o Carnaval do Recife chega às casas de milhares de brasileiros e estrangeiros, que se encantam com o brilho dos shows e o ritmo da nossa multiculturalidade.

Uma equipe formada por cinco profissionais de comunicação da PCR, estruturada, também, na Central do Carnaval, é a facilitadora entre as emissoras nacionais e internacionais e as atrações que fazem o Carnaval da Cidade. Para viabilizar o trabalho das equipes de TV, também foram instalados praticáveis no Marco Zero, assim como links para transmissão dos shows e entrevistas com artistas, personalidades e foliões. Por fim, as secretarias Especial de Relações com a Imprensa e Comunicação disponibilizaram 3 estúdios para as TVs levarem as imagens à população.

Somente em 2011, a festa ultrapassou a marca de 200 horas de transmissão ao vivo e foi exibida, inclusive, no Japão, por meio da NHK, uma das maiores empresas televisivas do mundo.

Cobertura de Rádio - Para o atendimento aos profissionais de rádio, foram disponibilizados estúdios, na própria Central do Carnaval. Quatro deles são utilizados por emissoras comerciais: CBN; Folha; Transamérica e Olinda, que transmitem, ao vivo, o Carnaval Multicultural 2012. Outro espaço foi destinado para a Rádio Frevo, que transmite, das 14h às 19h, informações sobre serviços prestados pela Prefeitura do Recife, notícias de utilidade pública, entrevistas com artistas, assim como uma vasta programação musical, baseada no repertório do Carnaval pernambucano. A Rádio Frevo também está disponível no site da Prefeitura do Recife, das 14h à 0h.

A Diretoria de Rádio da PCR assessora, também, as emissoras, tanto comunitárias quanto as comerciais, sejam da capital, do Interior do Estado ou de qualquer outra parte do País que solicitar informações Para tanto, a equipe fornece boletins ou flash ao vivo às emissoras interessadas.

Os 88 locutores que trabalham durante o período carnavalesco, nos polos centrais e nos descentralizados, foram capacitados, em parceria com as secretarias de Saúde e Cultura. Visando a um melhor desempenho destes profissionais, uma fonoaudióloga deu dicas e ensinou técnicas de saúde vocal. Além disso, o jornalista e radialista Hugo Esteves ensinou técnicas de postura de palco.

Internet e Novas Mídias - A interatividade também é marca registrada da festa que celebra a multiculturalidade recifense. O Portal da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br), o site do Carnaval (www.carnavaldorecife.com.br) e as redes sociais, como Facebook, Flickr e Twitter, além do canal especializado em vídeos, o Youtube, fazem as honras da casa e mostram ao mundo o que Recife tem de melhor.

Através de ferramentas veiculadas ao endereço eletrônico do Carnaval, por exemplo, os internautas podem fazer sua programação festiva, ficar por dentro de todos os serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife e compartilhar as informações nas redes sociais. E tem ainda o “Eu Vou”, sistema implantado em 2011, em que o internauta/folião confirma sua presença nos polos de animação. As ações nas redes garantem, igualmente, material com qualidade para divulgação e utilização dos profissionais de imprensa.

Para que tudo funcione a contento, uma equipe de 22 profissionais, entre jornalistas, publicitários e cineastas, estão divididos entre os polos de animação e a Central do Carnaval, produzindo informações em tempo real, matérias especiais, vídeos com qualidade em HD e fotografias. Tudo para garantir a interatividade na Festa de Momo.

 REDES SOCIAIS CARNAVAL 2012

    Hashtag: #CarnavalRecife

    Twitter: @carnavalrecife e @recifeweb

    Facebook: Carnaval Multicultural do Recife e Prefeitura do Recife

    Youtube: www.youtube.com/recifeweb

    Flickr: www.flickr.com/recifeweb

Matérias Relacionadas
- Polo das Fantasias recebe programação infantil no Carnaval
- Concurso de agremiações leva cores e brilho ao Centro do Recife
- Mercado da Boa Vista recebe Foliões neste domingo de Carnaval
- João da Costa prestigia o bloco Timbu Coroado
- Prefeitura do Recife Recolhe 150 toneladas de Lixo após desfile do Galo
- Ritmos variados tomam conta do Pátio de São Pedro
- Marco Zero cai na folia ao som do samba neste domingo
- Fundo de Quintal agita multidão na Bomba do Hemetério
- Bloco Cordas e Retalhos e Nildo Ribeiro encantam foliões na Bomba do Hemetério
- Casa Amarela tem noite de muito frevo e ciranda
- Profissionais treinados atendem os deficientes em três polos do Carnaval Multicultural do Recife
- A pernambucana Karynna Spinelli anima moradores da Bomba do Hemetério
- Lenine encerra segunda noite do Polo Recife Multicultural 2012
- Rei Reginaldo Rossi seduz o público de Brasília Teimosa
- Roberta Sá desfila seu charme no Carnaval Multicultural
- Tenda eletrônica do Rec Beat recebe mestre do Tecno
- Gang do Eletro apresenta o Tecno Melody do Pará ao público do Rec Beat
- Beth Carvalho abre o primeiro dia de shows do Carnaval Multicultural no Ibura
- Fafá de Belém faz show eletrizante em Brasília Teimosa
- Projeto Stank abre programação oficial do Rec Beat 2012


Enviar    Imprimir