Atalhos de navegação:

    Carnaval Multicultural do Recife     Central do Carnaval oferece diversos serviços para a população Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

CENTRAL DO CARNAVAL OFERECE DIVERSOS SERVIÇOS PARA A POPULAÇÃO
23:12 Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2012

Fraldário
Fraldário
Lú Streithorst
Central do Carnaval oferece diversos serviços
Central do Carnaval oferece diversos serviços

Por Gérsica Marques

Carnaval é sinônimo de alegria e diversão. E para que a população tenha mais motivos para curtir a Festa de Momo, a Prefeitura do Recife disponibilizou uma área que congrega diversos serviços úteis ao folião, como setores de Achados e Perdidos, Fraldário, Delegacia Interativa, além da distribuição de preservativos, tudo isso gratuitamente. A Central do Carnaval, como é conhecida, funciona no Armazém 12, no Marco Zero, localizado no Bairro do Recife.
 
Na entrada da Central do Carnaval foram disponibilizadas áreas para atender a necessidades distintas da população. Um dos primeiros estandes que o folião encontra ao entrar no espaço é o Cuide-se, destinado a divulgação das formas de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Nele são distribuídos preservativos masculinos, além de divulgados os locais onde se pode realizar um teste rápido para detecção do vírus da AIDS. O exame está sendo realizado em quatro locais da folia: na Praça do Arsenal da Marinha, no Pátio de São Pedro, além dos polos descentralizados do Ibura e de Jardim São Paulo.
 
Totens dos personagens que fazem parte da decoração do Carnaval Multicultural do Recife 2012, como o caboclo de lança e a dançarina do coco, também foram colocados na entrada da Central. As imagens, com estruturas vazadas para que o folião possa colocar seus rostos, e, desse modo, transformar-se nesses personagens, fazem parte da Liga da Proteção, campanha de enfrentamento a violência sexual em crianças e adolescentes, iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife (SDHSC). Neles, o folião pode tirar fotos que serão postadas na rede social da campanha (www.facebook.com/Campahasdeprevencao). Segundo a titular da secretaria, Amparo Araújo, a campanha já conta com a adesão de mais de mil pessoas, dentre elas, a sambista Beth Carvalho; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; a deputada federal, Luciana Santos; e da cantora Fafá de Belém, que é a embaixadora da campanha.
 
Além disso, no estande de Direitos Humanos no Carnaval são realizadas apresentações lúdicas das campanhas: Recife sem Homofobia, Somos Iguais na Diferença. “Este ano, inovamos na divulgação. Utilizamos teatro e o Hip Hop para chamar a atenção dos foliões para as campanhas, no lugar de materiais gráficos. Dessa forma cuidamos do meio ambiente e da limpeza da cidade”, explicou Amparo. Ainda no estande foi disponibilizada a Delegacia Interativa.
 
Outro local bastante frequentado, principalmente por crianças, é o da Coleta Seletiva. Lá são informados detalhes do serviço na cidade que conta com 87 pontos de entregas voluntárias. No estande ainda é divulgado o telefone para informações sobre a Coleta Seletiva (3355.1070).
 
A Central do Carnaval conta também com o setor de Achados e Perdidos. Os documentos e objetos encontrados e encaminhados para o local poderão ser recuperados, até a meia noite desta terça-feira (21) no próprio local. Para obter mais detalhes, o folião pode entrar em contato com a equipe por meio do telefone 3117.8802. Entre a Quarta-feira de Cinzas (22) e a próxima sexta-feira (24), as informações serão passadas por meio do 3355.8847 ou 3355.8017. A partir da próxima segunda-feira (27), os pertences serão encaminhados para a unidade central dos Correios, localizada na Avenida Guararapes.
 
Mas se o que o folião procura é a programação dos shows nos diversos palcos do Carnaval Multicultural do Recife, deverá se dirigir ao setor de Informações Turísticas. Os impressos foram preparados para atender aos mais diversos públicos, incluindo os cegos, que contam com textos em Braile.
 
A criançada também conta com um espaço dedicado a elas. Um fraldário foi montado próximo a entrada da Central. Nele os pais podem cuidar da higiene dos seus pequeninos com bastante conforto. “Não conhecia o espaço. Achei muito importante esse trabalho, pois a criança precisa de um espaço próprio para elas”, falou Thaisse Cavalcante, moradora da Madalena e mãe da pequena Lais, 2 anos.
 
Outra área dedicada às crianças é o espaço Criança Folia. Nele os pais podem deixar os filhos enquanto vão para a folia. Crianças de quatro a dez anos, podem curtir uma diversidade de brinquedos, como vídeo games, piscina de bolinha, escorrego, dentre outros. O serviço custa R$ 10,00 por meia hora. O espaço conta com quatro monitores.

 


Matérias Relacionadas
- Galeria do Ritmo e Gigantes do Samba levanta público no Polo das Agremiações
- Desfile das escolas de samba empolga multidão
- Geraldo Azevedo cantou seus maiores sucessos No Polo Várzea
- Karina Buhr é destaque no Polo Várzea
- Artesãs do Prodarte comercializam na Central do Carnaval
- Foliões desfilam com a grife do Carnaval
- Chris Nolasco surpreende no Carnaval Multicultural do Polo Várzea
- Rec Beat se rende ao talento de Lirinha
- Projeto paralelo de Pitty, Agridoce agita o Rec-Beat
- Orquestra do Maestro Edson Rodrigues abre alas na noite do pop no Marco Zero
- Sá Grama leva música erudita para a Praça do Arsenal
- Lêda Alves recebe homenagem da Prefeitura do Recife
- Lambe-Lambe registra a alegria do Carnaval Multicultural
- Tambores das Nações Mirins encanta público no Pátio do Terço
- Desfile de Bois e Ursos agita o Polo de Todos os Ritmos
- Blocos líricos se apresentam no Marco Zero
- Noite do domingo é marcada por grandes atrações nos polos descentralizados
- Mombojó levou o público ao delírio no Pátio de São Pedro
- Maciel Salú encanta o público que lotou o Polo de Brasília Teimosa
- Romero Brito faz uma bela apresentação no polo da Várzea


Enviar    Imprimir