projetos e ações .. opinião


 

 




OPINIÃO

Este é um espaço para artigos e crônicas sobre temas políticos, sobre o Recife e tudo o que possa contribuir para formar uma opinião crítica e comprometida com a melhoria da qualidade de vida da cidade, do país e do nosso planeta.



ANTES QUE SEJA TARDE
(Dilson Peixoto - Secretário de Serviços Públicos do Recife)

"Artigo publicado no Jornal do Commercio em 01/08/2003

No Brasil, o sistema de transporte público, em muitos casos, tem sido caracterizado pela ineficiência, pelo desconforto e por veículos muitas vezes inadequados às diversas situações e necessidades.

Leia na íntegra



UM CARNAVAL IMBATÍVEL
(Luís Nassif - Jornalista)

"Existem pessoas, certamente apenas dentre as que nunca vieram ao Carnaval de Pernambuco, que ainda não sabem da novidade, mas ali já se tem o maior Carnaval do país.

Só há um item em que Pernambuco perde para o Rio e a Bahia: o showbizz, a exibição de estrelas conhecidas e candidatas a estrelas.

No restante é imbatível, seja na musicalidade, na diversidade, no colorido ou como cultura popular."

Leia na íntegra



DRUMMOND E JOÃO PAULO
(Raimundo Carrero - Escritor)

"No meio do caminho tem uma pedra. Ou no meio do caminho tinha uma pedra? Sim, poeta, uma pedra metafórica. Ela estará sempre no passado ou no presente - tem ou tinha? - nos versos do velho Drummond, cujos cem anos estão sendo celebrados no Brasil com todas as honras merecidas. Entretanto, a pedra do prefeito João Paulo, cuja gestão merece lenta, longa e definitiva reflexão, ficou definitivamente no passado. Como no poema. Refiro-me à pedra que pesava sobre os ombros da cidade e que foi removida. Para o nosso alívio. É claro."

Leia na íntegra



CONSTRUIR E PRESERVAR O RECIFE
(João Paulo Lima e Silva - Prefeito do Recife)

"No Mundo de hoje, mais do que nunca, é preciso construir uma relação sustentável entre as sociedades humanas e a natureza. No mesmo grau de importância está o confronto com a desconstituição das nações promovida pelo neoliberalismo. Especialmente no Brasil, a luta pelo fortalecimento do poder local, pela construção de uma verdadeira Federação e pela descentralização das políticas públicas conquista passos fundamentais."

Leia na íntegra



CARTA ABERTA À POPULAÇÃO, AOS POLÍTICOS E AOS GOVERNANTES DE PERNAMBUCO
(Heitor Scalambrini Costa - Coordenador do Núcleo de Apoio a Projetos de Energias Renováveis)

"Em escala mundial, a energia consumida pelo homem provém em, aproximadamente, 80% de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural). A utilização massiva desses energéticos tem conduzido ao esgotamento de suas reservas e constituído uma ameaça real ao meio ambiente..."

Leia na íntegra



A QUEM BENEFICIA A PRIVATIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO?
(Prof. Dr. Heitor Scalambrini Costa - Departamento de Engenharia Elétrica e Sistemas de Potência)

"A reestruturação do setor elétrico brasileiro teve início em 1995 com a lei no 8987 de 13 de fevereiro, que trata sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos. Um dos pilares desta reforma tem como objetivo a criação de um mercado competitivo no setor, a partir da atração de investimentos privados, aumentando assim a eficiência dos serviços elétricos e diminuindo o preço da energia."

Leia na íntegra



EQUÍVOCOS DE UMA POLÍTICA ENERGÉTICA
(Heitor Scalambrini Costa - Coordenador do Núcleo de Apoio a Projetos de Energias Renováveis)

"Neste início de século, as fontes energéticas de origem fóssil: petróleo e derivados, carvão mineral e gás natural são responsáveis por 80% de toda energia consumida no mundo. A manutenção deste sistema energético, baseado nos combustíveis fósseis, é simplesmente insustentável, pois, além do próprio esgotamento de suas reservas, contribui substancialmente com o efeito estufa, a acidificação dos lençóis freáticos, o desflorestamento, além de ser um fator de instabilidade para a paz mundial."

Leia na íntegra

DIREITO X PRECONCEITO
(Danilo Cabral - Secretário de Administração
Ricardo Souza - Coord. do Grupo de Trabalho sobre Previdência)

"O Poder Público não pode mais ignorar que existem homossexuais e que essas pessoas, inúmeras vezes, mantém um convívio duradouro. Se não igual, no mínimo muito assemelhado à união estável entre heterossexuais e, igualmente, cuja morte de um dos companheiros homossexuais implica em graves privações para o companheiro sobrevivente. Não prever essa garantia revestir-se-ia em grave injustiça e discriminação, visto que o servidor homossexual contribui na mesma proporção do servidor heterossexual e não faria jus à mesma proteção para os seus dependentes."

Leia na íntegra

O RECIFE E O APAGÃO FISCAL
(João Paulo Lima e Silva - Prefeito do Recife)

“A crise energética está instalada e expressa no racionamento e na possibilidade dos apagões. Com ela, a dificuldade para acreditar que a alta tecnocracia encastelada no Planalto ignorava que as hidroelétricas respondem por cerca de 95% de nossa matriz energética; que o País passava por prolongada estiagem; e que os diferentes regimes pluviométricos regionais teriam permitido cessões de energia elétrica inter-Regiões...”

Leia na íntegra

PRAÇAS DE BURLE MARX
(José Ailton - Sec. Serviços Públicos)

“Em editorial do Jornal do Commercio do dia 23 de Junho de 2001, foi enfocado o problema das praças e jardins de Burle Marx que existem na cidade do Recife e o precário estado de conservação em que se encontram. Compartilhamos com a opinião desse respeitável jornal, particularmente com a indignação quanto ao uso de alguns desses logradouros como estacionamento para carros. Entretanto, gostaríamos de fazer alguns reparos e colocações adicionais sobre o tema levantado. Não é verdade que "o Secretário de Serviços Públicos da Prefeitura não deu qualquer esperança de recuperação daqueles espaços...".

Leia na íntegra

COMPLEXO TURÍSTICO CULTURAL RECIFE/OLINDA E O MUSEU GUGGENHEIM
(José Roberto Peixe - Sec. Serviços Públicos)

“Pernambuco precisa pensar grande, o projeto de desenvolvimento do turismo em nosso Estado precisa de um lado ser mais audacioso e de outro buscar transformar o processo econômico concentrador.” Esta afirmação está contida no artigo de minha autoria intitulado “Complexo Turístico Cultural Recife/Olinda”, publicado neste Diário de Pernambuco, em 9 de janeiro de 1996”.

Leia na íntegra