Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Serviços Públicos

BAIRRO DO IBURA SERÁ CONTEMPLADO COM ACADEMIA DA CIDADE

O prefeito João Paulo e o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa, assinaram, na tarde desta segunda-feira (15), a ordem de serviço da Academia da Cidade do Ibura, a primeira em parceria da Prefeitura do Recife com o Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria Estadual das Cidades. Na ocasião, estiveram presentes moradores e autoridades, entre eles a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos; o secretário municipal de Serviços Públicos, Amaro João; o presidente da Emlurb, Carlos Muniz; além dos deputados federais Inocêncio Oliveira e Maurício Rands.

A Academia da Cidade será erguida na praça João Pernambuco, conhecida popularmente como praça da Vitória, no UR-01, Ibura. O núcleo será o 21º do programa no Recife e está orçado em R$ 619.199,81, valor custeado pelas gestões municipal e estadual. A previsão é que as obras fiquem prontas em 120 dias. Para o prefeito do Recife, o Ibura ganha agora um espaço reivindicado pelos próprios moradores, através do Orçamento Participativo. “Essa 21ª Academia da Cidade é muito especial, pois é a primeira em parceria com o Governo do Estado. Aqui será um espaço de verdadeira promoção da saúde, com o desenvolvimento de atividades preventivas, visando o bem-estar dos moradores”, afirmou João Paulo.

Representando o governador Eduardo Campos, o secretário estadual das Cidades falou sobre a importância do ato. “Este é um programa de inclusão, que dá oportunidade para pessoas praticarem uma atividade física gratuitamente, além de ser um espaço para convivência social, atividades artísticas e culturais”, afirmou Humberto Costa, acrescentando que a meta do Governo do Estado é também implantar esse programa, até 2010, em todos os municípios de Pernambuco. Para a secretária municipal de Saúde, Tereza Campos, a conquista dos moradores do Ibura é fruto de muita luta, reivindicações e conquistas. Segundo o representante do Orçamento Participativo e morador do local, José Cleto Machado, “o momento é de realização de um sonho, que vai representar muito para os moradores do Ibura, que tanto precisavam de uma área de lazer”.

Nos 6.000 metros quadrados do pólo do Ibura, serão construídos uma quadra de futebol com arquibancada, playground, quiosque, área de ginástica, banheiros, sala de avaliação física e área de convivência para idosos, com mesa de jogos e bancos. Uma pista de cooper circundará a praça, que será requalificada para comportar o empreendimento e proporcionar mais uma opção de lazer para a comunidade. A expectativa mensal é que 40 mil moradores desfrutem das instalações do pólo, entre os que vivem na UR-01 e arredores, como as URs 2 e 3, Parque dos Milagres, Lagoa Encantada, Pantanal e 27 de Novembro. Em relação às aulas, o esperado é um público diário de aproximadamente 300 pessoas – de segunda à sexta-feira, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h.

Investimento – Com a inauguração da unidade do Ibura, a Prefeitura do Recife contabiliza um investimento global de R$ 11,6 milhões desde a implantação do primeiro pólo do programa, na praça de Jardim São Paulo, em 2002. O dinheiro foi aplicado na construção e requalificação de espaços públicos de lazer, recursos humanos e aquisição de equipamentos. A PCR ainda constrói outra Academia da Cidade no Coque, na Ilha de Joana Bezerra, que será o maior pólo da cidade, com 10.000 metros quadrados de área. Com projeto arquitetônico arrojado, a estrutura fará parte do Complexo Turístico Cultural Recife/Olinda.

O Programa Academia da Cidade também está inserido nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e albergues terapêuticos, promovendo atividades físicas entre os usuários destas unidades. Com uma equipe formada por profissionais e estagiários de Educação Física e Nutrição, a iniciativa tem apoio da rede municipal de saúde, no caso dos usuários que necessitam de avaliação médica.

Referência no Brasil, o programa recebeu premiação do Ministério da Saúde como ação exitosa em 2004 e, no ano seguinte, da Fundación Ciudad Humana, da Colômbia, como o melhor programa de atividade física das Américas. Em 2007, uma pesquisa científica do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do Departamento de Saúde do governo americano considerou positivo o desempenho do programa.

Matérias Relacionadas
- Biblioteca Popular de Afogados realiza torneio de xadrez
- Cabo leva título do I Torneio de Voleibol do Geraldão
- Geraldão promove torneio de voleibol neste sábado
- PCR inicia finais regionais do Futebol Participativo – 2008
- Terminam nesta sexta inscrições para Jogos no Geraldão
- Geraldão amplia vagas gratuitas nas suas escolinhas
- PCR abre inscrições para Jogos da Pessoa com Deficiência
- Começa o torneio de veteranos do Futebol Participativo 2008
- Bola Pra Frente entra em campo neste sábado nos Aflitos
- Geraldão sedia Campeonato Brasileiro de Artes Marciais
- Começam aulas da escolinha de hóquei da PCR
- Competições de Judô e Karatê acontecem no Geraldão
- Círculos Populares participam do 6º Festival Estudantil de Teatro e Dança
- Olimpíada da Cidadania reúne adolescentes
- Jogos Municipais melhoram qualidade de vida dos idosos
- Competições dos 1º Jogos da Pessoa Idosa se encerram nesta terça
- Abertura dos Jogos da Pessoa Idosa reúne mais de mil participantes
- Geraldão sedia Grand Prix Norte-Nordeste de Goalball
- Geraldão sedia 1º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- ProJovem Urbano sorteia os 6 mil inscritos para matricula definitiva


Enviar    Imprimir