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Finanças

SELECIONADOS NO SIC RECEBEM ORIENTAÇÕES PARA USO DOS RECURSOS
00:00 Sexta-feira, 24 de Julho de 2009

O seminário de orientação sobre a prestação de contas dos projetos aprovados pelo Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), realizado na manhã desta sexta-feira (24), reuniu cerca de 50 pessoas, no auditório do Forte das Cinco Pontas. O evento foi promovido pelas secretarias municipais de Finanças (Sefin) e Cultura com o objetivo de esclarecer os participantes sobre a movimentação adequada dos recursos financeiros, prevenindo problemas na hora de comprovar o uso dos valores.

O auditor Jurandir Alves, principal encarregado pela contabilidade dos projetos e o diretor da Assessoria Técnica da Sefin, Antônio Pessoa, estiveram presentes no encontro esclarecendo as dúvidas dos beneficiados e explicando as normas para execução de despesas. Entre os principais questionamentos estavam as regras para a comprovação dos débitos, recolhimento de impostos, uso de cheques e cartões para movimentar os valores. A prestação de contas deve ser feita pelo incentivado, a cada dois meses, a partir do depósito do incentivo. Mesmo não havendo gastos é preciso apresentar os extratos bancários das receitas.

Para o ator Marcelino Dias, que participa pela primeira vez do SIC com um projeto de teatro, o seminário contribuiu para desmistificar alguns pontos da prestação de contas. “Entendendo o processo desde o começo fica mais fácil acertar na contabilidade dos gastos”, avaliou. De acordo com Antônio Pessoa, essa orientação prévia é fundamental para evitar impedimentos na execução dos projetos. “Se não forem resolvidas em tempo hábil, as falhas no momento da prestação de contas podem impedir o participante de apresentar novos projetos nos anos seguintes”, alertou.

No encerramento do evento, a assistente técnica do Conselho Municipal de Política Cultural, Rita de Cássia, distribuiu os certificados dos montantes destinados a cada projeto e os termos de responsabilidade, que são essenciais para a captação de recursos. Segundo Rita, os autores de projetos que tiveram seus recursos reduzidos ou que não foram aprovados podem tirar dúvidas, a partir da segunda-feira (27), na sede do Conselho, que funciona na casa 08 do Pátio de São Pedro, das 09 às 17h.

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