Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

PROGRAMA CONSTRUIR E APRENDER PARA TRABALHADORES DE OBRAS DO OP COMEÇA NESTA SEGUNDA (24)
14:59 Segunda-feira, 24 de Maio de 2010

Nesta segunda-feira (24), inicia-se o programa Construir e Aprender, voltado para a qualificação profissional e alfabetização dos trabalhadores de obras do Orçamento Participativo do Recife. A princípio, foram disponibilizadas 540 vagas para os trabalhadores que atuam nos serviços e intervenções priorizadas no OP nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da Cidade. Entre as profissões que serão oferecidas nas capacitações estão as atividades de armador, azulejista, eletricista, encanador, gesseiro, instalador industrial, pedreiro e pintor.

As turmas serão compostas por 30 alunos, que irão estudar no horário da noite, a partir das 17h30. Das 18 turmas, 13 iniciam hoje, em unidades próximas aos canteiros de obras. Cada curso tem a carga horária de 200 horas/aula e é dividido em quatro módulos diferentes: Formação Social (20h/a), que inclui aulas sobre Direitos Humanos, Cidadania/Meio Ambiente, Ética e Mercado de Trabalho; Básico (20h/a), abordando noções de Língua Portuguesa e Matemática; Específico (60h/a), que observa os conteúdos referentes ao processo de construção do conhecimento relativo a cada curso; e Prático (100h/a), última etapa da formação onde os alunos aplicam os conhecimentos trabalhados nos módulos anteriores.

Os cursos na área da construção civil fazem parte do Plano Setorial de Qualificação (PlanseQ), que integra o Plano Nacional de Qualificação (PNQ). Além das capacitações, a iniciativa também promove a alfabetização dos trabalhadores por meio do Programa Lição de Vida, que visa a inserir no sistema escolar o público não alfabetizado acima dos 15 anos. Os profissionais também serão estimulados no exercício da cidadania e sobre a importância do Orçamento Participativo, como programa que reforça a democratização das políticas públicas junto à população e na melhoria da qualidade de vida.

A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Gestão e Planejamento, por meio da Coordenadoria do Orçamento Participativo; Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; e Educação, Esporte e Lazer, além da Empresa de Urbanização do Recife (URB).

Lançamento – Na última terça-feira (18), o prefeito João da Costa lançou o programa Construir e Aprender, que integra a programação em celebração ao Mês do Trabalhador. O ato, realizado no Terminal Marítimo de Passageiros (Armazém 12), no Bairro do Recife, contou com a presença de dezenas de profissionais beneficiados, além de secretários municipais e representantes das construtoras.

Obras – Os trabalhadores que irão participar dos cursos de capacitação atuam em obras como construção de habitacionais, a exemplo do Habitacional Dom Helder (Nova Descoberta); de saneamento de ruas na Ponte do Maduro, em Santo Amaro, e na Mangueira da Torre; e em diversas intervenções de pavimentação e drenagem de vias como, nas ruas Ximboré (Caçote), Ourém (San Martin) e Doutor Dustan (Caxangá).

Matérias Relacionadas
- Delegadas do OP visitam Instituto Ricardo Brennand
- Iniciadas plenárias regionais do OP Recife na Micro 4.2
- Orçamento Participativo promove plenárias na Estância e em Apipucos
- Reunião do Orçamento Participativo no Sítio Trindade
- Moradores de Afogados e Tamarineira comparecem às plenárias do OP
- Plenárias regionais do OP Criança são abertas com entusiasmo
- OP promove plenárias regionais na Vila Tamandaré e na Joana Bezerra
- Prefeitura inicia plenárias regionais do Orçamento Participativo da Criança
- Microrregião 2.2 do Recife recebe urnas eletrônicas do OP
- Plenária do Orçamento Participativo em Jardim São Paulo
- Santo Amaro e Bomba do Hemetério recebem plenárias do OP Recife
- Alto Santa Terezinha reúne mais de 600 pessoas em plenária do OP
- Caranguejo Tabaiares abre plenárias do OP da microrregião 5.1
- Encerradas plenárias regionais OP Recife na Microrregião 2.3
- OP promove plenárias regionais na Vila Brasil e na Linha do Tiro
- População reforça votação de prioridades com Urnas eletrônicas do OP
- Plenária regional do OP em Santo Amaro prioriza implantação de policlínica
- Orçamento Participativo do Recife promove plenária no bairro do Fundão
- OP Recife 2010 inicia nova etapa com votação nas urnas eletrônicas
- Moradores de Dois Unidos elegem ações prioritárias em plenária do OP Recife


Enviar    Imprimir