Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

EVENTO MARCA LANÇAMENTO DE LIVROS DO IPEA NO RECIFE
13:58 Segunda-feira, 7 de Junho de 2010

O lançamento contará com a participação dos autores e é aberto ao público

Por Gérsica Marques

A Prefeitura do Recife, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), traz para a cidade o lançamento de dois importantes livros sobre economia e política: Debate Simonsen-Gudin e Ensaio Simonsen-Gudin, ambos publicados pelo Instituto. O evento acontecerá nesta terça-feira (08), às 18h30, no auditório do Centro de Tecnologia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Pernambuco (CTCH), localizado no 1º andar do bloco B da Unicap, na Boa Vista. O evento será aberto ao público.

Debate Simonsen-Gudin é a terceira edição de um dos mais importantes debates políticos ocorridos no Brasil do século XX. Trata-se da polêmica empreendida, no âmbito do primeiro governo de Getúlio Vargas (1944-1945), entre duas correntes de pensamento: o desenvolvimentista e o liberalismo. A primeira corrente era personalizada por Roberto Simonsen e a segunda ganhou voz através de Eugenio Gudin. As edições anteriores foram realizadas pelo IPEA nos anos 1977 e 1978.

Ensaio Simonsen-Gudin, dos autores Gilberto Maringoni, Aloísio Teixeira e Denise Lobato, a obra busca captar os pontos centrais da conjuntura da época e situar o que estava em jogo na esfera intelectual.

O lançamento terá a participação de Gilberto Maringoni e Denise Lobato, que farão palestras sobre os temas abordados na publicação. A abertura ficará por conta do secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, e terá como debatedores o vereador Luciano Siqueira e a economista e membro do Conselho de Orientação do IPEA, Tânia Bacelar.

Inscrições - Os interessados em participar devem se inscrever previamente pelo telefone 3355.8010 ou encaminhar email para: sctde@yahoo.com.br, fornecendo os seguintes dados: nome completo, telefones fixo e celular, email, profissão, instituição a que está vinculado. As inscrições são limitadas. Os livros serão distribuídos gratuitamente aos participantes, bem como a revista Desenvolvimento, contendo artigos, entrevistas e atualidades sobre o tema desenvolvimento.

Os palestrantes - Gilberto Maringoni é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, a USP, jornalista e professor da Faculdade Casper Líbero. Maringoni também é pesquisador da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do IPEA.

Denise Lobato é doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, e professora das disciplinas de Macroeconomia e Economia do Setor Público do Instituto de Economia da UFRJ. Lobato também é assessora da Diretoria de Estudos e Pesquisas Macroeconômicas do IPEA.

Serviço:
Lançamento de livros do IPEA no Recife
Dia: 08/06/2010 (Terça-Feira)
Hora: 18h30
Local: Auditório do CTCH – Centro de Tecnologia e Ciências Humanas da Unicap – 1º andar – Bloco B – Rua do Príncipe, 526, Boa Vista – Recife/PE
Inscrição prévia: 3355.8010 / 3355.8456 ou sctde@yahoo.com.br

Matérias Relacionadas
- Feira das Mulheres tem o presente do Dia dos Namorados
- Prefeitura do Recife divulga a lista de vagas do Sistema Público
- Evento marca lançamento de livros do IPEA no Recife
- Feiras de artesanato são opções para aquisição de artigos juninos
- SCTDE realiza encontro para discutir oportunidades em Suape
- PCR realiza encontro para discutir oportunidades em Suape
- Prodarte realiza encontro de Feiras de Produtos Artesanais neste sábado
- Secretário de Ciência e Tecnologia participa da 4ª CNCTI
- Feiras de Produtos Orgânicos funcionam nesta sexta e sábado
- Sistema Público de Emprego oferece 118 oportunidades
- PCR cadastra comerciantes populares no EI
- PCR divulga vagas do Sistema Público de Emprego para esta quarta
- Programa faz inscrição para Empreendedor Individual
- Sistema Público de Emprego oferece 89 oportunidades para esta terça
- Agentes da PCR recebem treinamento para trabalharem em nova etapa do PECPop
- Feiras do Prodarte têm presentes para Dia das Mães
- Artesãs apoiadas pela PCR expõem no Shopping Tacaruna
- Sistema Público de Emprego divulga novas vagas
- PCR marca presença na II Conferência de Economia Solidária de Pernambuco
- Secretário representa prefeito em Conferência de Economia Solidária


Enviar    Imprimir