Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

INICIADAS PLENÁRIAS TEMÁTICAS DO CICLO 2010 OP RECIFE
11:09 Sexta-feira, 9 de Julho de 2010

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico foram os temas debatidos na primeira reunião

Por Tiago André Santos


Na noite desta quinta-feira (8), com a realização da Plenária Temática de Desenvolvimento Econômico, teve início mais uma etapa do ciclo 2010 do Orçamento Participativo do Recife. A primeira reunião dessa nova fase do programa municipal aconteceu no Terminal Marítimo de Passageiros (Armazém 12), e reuniu 293 pessoas, que mesmo com a chuva, compareceram ao local para definir ações prioritárias nas áreas de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

O público, composto por muito pequenos comerciantes e vendedores autônomos, conferiu atentamente as informações a respeito das possibilidades de voto dentro de cada um dos cinco temas propostos. Após a votação, a primeira colocação ficou com a ação de facilitar o acesso ao mercado de trabalho e fortalecer as atividades econômicas em cada RPA da Cidade (79 votos). “Estamos ampliando a participação da população no OP, orientados pela decisão política do prefeito João da Costa, na intenção de fazer com que todos os cidadãos do Recife possam se sentir parte da Cidade”, observou o diretor de Participação Popular do OP, Maurílio Muniz, durante a saudação inicial.

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, a plenária temática representa uma afirmação dos compromissos da gestão do prefeito João da Costa. “Temos muito mais a fazer e é importante continuar nesse processo de organização”, disse o gestor, reforçando o momento favorável que vive o País, o Estado e a Cidade, repercutindo nos setores da indústria, comércio e de serviços, e assim na ampliação da oportunidade de empregos.

Na prestação de contas, o secretário destacou um dos temas eleitos na plenária de 2009 e que foi amplamente executado, no período de um ano, pela Prefeitura do Recife: a promoção de cursos de qualificação profissional. Foram 6.352 recifenses capacitados nas áreas de construção civil, administração, turismo e hotelaria, telemarketing, entre outros. Segundo Bertotti, os dados são apenas referentes à pasta de Desenvolvimento Econômico, mas que outras secretarias municipais também ofereceram atividades no sentido de ajudar a população a ingressar no mercado de trabalho.

Ainda no encontro, o presidente da Csurb, Alexandre Sena, detalhou as ações realizadas pelo órgão, que também foram demandadas na plenária temática do OP. Sena citou serviços como a requalificação do Calçadão dos Mascates, na Avenida Dantas Barreto; a recuperação das instalações elétricas do Mercado da Madalena; e a pintura do Mercado de Casa Amarela. “É importante ressaltar que a cada ano cresce o número de participantes da plenária, a exemplo dos comerciantes do Calçadão dos Mascates, o Camelódromo, que mesmo já tendo conseguido a reforma estrutural do espaço, estão aqui em grande número para fortalecer novas ações”, defendeu Alexandre Sena.

O marceneiro José Antônio Rocha, que desde o começo do OP atua como delegado do programa reforçou a necessidade de analisar bem cada proposta sugerida. “Para mim, participar do OP é uma obrigação. Sempre peço que os delegados defendam com força as nossas ações no fórum”, disse o profissional. De acordo com a permissionária do Mercado de São José, Maria da Conceição de Lima, conhecida como Ceça das Ervas, a plenária é o momento dos envolvidos ampliarem mais o compromisso da população do Recife com os mercados públicos “que são uma tradição da cidade”.

Ao final, foram conhecidos os nomes dos 20 delegados temáticos de Desenvolvimento Econômico que irão defender as ações eleitas nesta quinta (8), dentro dos fóruns temáticos e no Conselho do Orçamento Participativo (COP).

Confira abaixo as três ações mais votadas na plenária temática:

1 – Facilitar o acesso ao mercado de trabalho e fortalecer as atividades econômicas em cada RPA;

2 – Revitalização e requalificação do Centro comercial popular Shopping Santa Rita e o seu entrono – RPA-1;

3 - Estruturação do comércio do Recife: organização do comércio da Rua 7 de setembro por meio de intervenção urbana e econômica.

Matérias Relacionadas
- Ações de Desenvolvimento Econômico serão debatidas na primeira plenária temática do OP Recife 2010
- Reuniões preparatórias para o OP da Juventude seguem pelas RPAs do Recife
- PCR abre propostas de preço para intervenções do 2º Plano de Obras do OP
- População idosa se prepara para eleger prioridades junto ao Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo do Recife retoma plenárias regionais
- Jovens da RPA 3.1 participam de reunião preparatória para o OP da Juventude
- Plenárias regionais do OP retornam nesta quinta-feira (1º)
- Mulheres do Recife conhecem a cédula de votação da Plenária do OP
- Prefeitura lança cédula de votação do OP Mulher
- Orçamento Participativo do Recife promove reunião na UR-2
- Fórum elege prioridades das mulheres da RPA-6 para Plenária do OP
- Moradores da Caxangá e do Ibura elegem ações prioritárias no OP
- Moradores de Brejo de Beberibe e da UR-1 comparecem às plenárias do OP Recife
- Microrregião 4.2 do Recife recebe urnas eletrônicas do OP
- Urnas eletrônicas do OP chegam à Micro 5.3 do Recife
- Mais de 700 pessoas comparecem à plenária regional do OP na Caxangá
- Começa votação das urnas eletrônicas do OP nas micros 5.1 e 5.3 do Recife
- Moradores dos Torrões e Passarinho prestigiam plenárias do OP Recife
- Encerradas plenárias regionais do OP na Microrregião 5.3 do Recife
- Engenho do Meio e Barro recebem plenárias do Orçamento Participativo


Enviar    Imprimir