Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

ENGENHO DO MEIO E BARRO RECEBEM PLENÁRIAS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
16:21 Quinta-feira, 27 de Maio de 2010

O Ciclo 2010 do Orçamento Participativo do Recife aportou, na noite desta quarta-feira (26), na Praça do Engenho do Meio, localizada no bairro de mesmo nome (Microrregião 4.2). Compareceram à reunião 387 pessoas, que definiram na primeira colocação entre as ações e obras prioritárias, o saneamento integrado para a Vila Redenção (160 votos).

Já na segunda posição, os moradores da área elegeram os serviços de pavimentação e drenagem da Rua Dom João Moura, no Engenho do Meio (113 votos). O terceiro lugar foi para o tema da saúde, com a construção de PSF para o referido bairro. No encontro, ainda foram conhecidos os nomes dos 10 candidatos eleitos às vagas para delegados do OP – dos 16 inscritos.

A última plenária da micro 4.2, que compreende os bairros de Engenho do Meio e Torrões, acontece nesta sexta-feira (28), às 19h, no campo Roda de Fogo – Torrões.

Plenária do Barro - Em vez de uma partida de futebol com goleiros, atacantes e zagueiros, o campo esportivo do Floresta, no Bairro do Barro (Microrregião 5.3), recebeu, na última terça-feira (25), a plenária regional do OP Recife. No lugar da torcida, moradores das localidades próximas que comparecem à reunião com a finalidade de definir as obras e ações prioritárias. No total 703 pessoas estiveram presentes no espaço, e optaram na primeira colocação pela ampliação e reforma do PSF do Barro (377 votos).

Já na segunda posição, com 143 votos, foi eleita a implantação do parque natural ecológico – Engenho Uchoa. A implantação do sistema RRR (redução, reaproveitamento e reciclagem) do lixo doméstico, no Barro, ficou no terceiro lugar entre as ações e obras (114 votos).

De acordo com a diretora do Orçamento Participativo, Rosana Soares, os encontros que o programa municipal promove são momentos de exercício da cidadania. “Estamos exercitando o direito que o cidadão tem de escolher o destina da sua cidade. O que foi aprovado pela população vira um compromisso da Prefeitura”, ressaltou a representante da Coordenadoria do OP.

“Estou muito contente com a quantidade de pessoas aqui presentes. Quem é contra o OP é contra a luta organizada do povo”, afirmou um dos participantes da plenária, Waldir Ferreira, morador do bairro de Jardim São Paulo. Já para o senhor Silas Pereira de Medeiros, o encontro significa uma festa da democracia, onde os moradores têm a oportunidade de votar naquilo que acreditam ser mais importante. “Vamos eleger os delegados, mas também cobrar deles para que frequentem os fóruns. O Barro precisa estar presente nos fóruns”, defendeu Silas.

Após a votação das obras e ações e para os delegados, a população presente conferiu, minutos depois, a apuração dos dados. Foram eleitos 40 delegados – dos 51 inscritos – que irão representar as comunidades junto à gestão municipal. Nesta quinta-feira (27), às 19h, na Praça Professor Rutilho – Coqueiral, acontece a última reunião da micro 5.3.

Confira aqui a votação das plenárias regionais do Engenho do Meio e do Barro

Matérias Relacionadas
- OP Criança realiza 2ª plenária regional na RPA 2
- Trabalhadores de obras do OP iniciam cursos do programa Construir e Aprender
- Programa Construir e Aprender para trabalhadores de obras do OP começa nesta segunda (24)
- Delegadas do OP visitam Instituto Ricardo Brennand
- Iniciadas plenárias regionais do OP Recife na Micro 4.2
- Orçamento Participativo promove plenárias na Estância e em Apipucos
- Reunião do Orçamento Participativo no Sítio Trindade
- Moradores de Afogados e Tamarineira comparecem às plenárias do OP
- Plenárias regionais do OP Criança são abertas com entusiasmo
- OP promove plenárias regionais na Vila Tamandaré e na Joana Bezerra
- Prefeitura inicia plenárias regionais do Orçamento Participativo da Criança
- Microrregião 2.2 do Recife recebe urnas eletrônicas do OP
- Plenária do Orçamento Participativo em Jardim São Paulo
- Santo Amaro e Bomba do Hemetério recebem plenárias do OP Recife
- Alto Santa Terezinha reúne mais de 600 pessoas em plenária do OP
- Caranguejo Tabaiares abre plenárias do OP da microrregião 5.1
- Encerradas plenárias regionais OP Recife na Microrregião 2.3
- OP promove plenárias regionais na Vila Brasil e na Linha do Tiro
- População reforça votação de prioridades com Urnas eletrônicas do OP
- Plenária regional do OP em Santo Amaro prioriza implantação de policlínica


Enviar    Imprimir