Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

JOÃO DA COSTA PRESTIGIA MISSA NA VÉSPERA DO DIA DA PADROEIRA DA CIDADE
00:00 Sexta-feira, 16 de Julho de 2010

Durante a solenidade, Prefeito e Luciana Félix foram homenageados pelo apoio da PCR aos festejos em tributo à Nossa Senhora do Carmo
 
Ao longo do mês de julho, a programação da 314ª edição da festa de Nossa senhora do Carmo reúne fieis no centro do Recife. Na noite desta quinta-feira (15), véspera da procissão à padroeira do Recife, a Basílica do Carmo realizou uma missa de ação de graças em louvor à santa. O prefeito João da Costa participou da solenidade religiosa e foi um dos homenageados por contribuir com o evento.

A Prefeitura do Recife apoia a festa da nossa padroeira porque entende que o povo dessa cidade é missionário e quer dedicar sua fé a Nossa Senhora do Carmo. Nós conhecemos a realidade da população pobre e o recifense, que é bom samaritano, também”, afirmou João da Costa em seu agradecimento pela homenagem concedida à Prefeitura, que é uma das patrocinadoras da festa. que teve início no dia 6 deste mês.

Este ano, a festa presta uma homenagem à fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que morreu nos escombros do terremoto ocorrido no início do ano no Haiti. Durante a programação, foram mais de 50 missas, sete novenas dedicadas à imagem da santa. Além disso, foram convidadas 30 atrações culturais. “Este ano, a festa tem a liturgia tradicional incorporada a elementos novos”, destacou o frei  Francisco de Sales Alencar, prior provincial da Ordem dos Carmelitas no Nordeste. A novidade pode ser percebida no moderno jogo de luz que tornou a missa um grande espetáculo de fé.

A missa reuniu frades e irmãs Carmelitas e uma imensa multidão de devotos. Na ocasião, Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió, pregou o tema: Maria, Mãe e modelo da Igreja em Missão “Eis a tua Mãe... A partir daquela hora o discípulo a escolheu em sua casa” [Jo. 19,27], entre sermão e cantoria entoada junto aos fieis. A música alias, norteou a liturgia ao longo das 2 horas de cerimônia. “Estamos celebrando essa festa do Carmo dentro da semana do bom samaritano, guiados por esses traço da nossa igreja”, disse Dom Muniz.

Por fim, o prefeito João da Costa e a presidente da Fundação de Cultura do Recife, Luciana Felix, ambos homenageados na missa, participaram da entrega de flores à santa. Os secretários Renato L (Cultura), Henrique Leite (Coordenação Política) e Samuel Oliveira (Turismo) e o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda também prestigiaram a missa.

Para conferir a programação completa, basta acessar o site www.festadocarmo.com.br já lançado ao ar. Nele, o devoto poderá ter acesso aos horários, à exposição de fotografias, à história da Santa e da festividade, e a uma ferramenta interativa onde é possível colocar no altar uma rosa amarela, símbolo da Santa oriundo do sincretismo religioso brasileiro.

A Festa - Virgem do Carmo. Nela os recifenses já veneraram a preciosa imagem trazida de Portugal. Em 1909, foi proclamada Padroeira da Cidade e coroada canonicamente pelo Papa Bento XV, em 1919.

A Capelinha, de proporções modestas, deu lugar à majestosa Igreja, elevada em 1917 à dignidade de Basílica Patriarcal de São Pedro em Roma. É neste Santuário Mariano, encravado no coração da cidade que, há séculos, o povo católico do Recife testemunha sua fé, sua devoção à Virgem Mãe de Deus.

A Festa do Carmo se transformou ao longo dos anos em uma celebração de fé e cultura, um marco expressivo da Identidade do nosso povo. Para os fiéis que dela participam é uma ocasião de intensa renovação espiritual e de compromisso com o Evangelho e com a Missão da Igreja.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura patrocina o 7º Festival Intercontinental de Taekwondo
- Mulheres decidirão no próximo sábado os rumos da gestão na Plenária Temática do OP
- OP Recife realiza Plenária Temática LGBT nesta quinta
- Prefeitura reforça sinalização contra ocupação em áreas de risco
- Fórum Temático de Cultura do OP recebe Programa Multicultural
- PCR fecha e monta esquema especial para feriado de Nossa Senhora do Carmo
- João da Costa inaugura primeiro centro de referência em assistência social
- Mais de 100 jovens participam da reunião preparatória para OP da Juventude em Santo Amaro
- Convênio entre PCR e Federação cria escolinha de Hóquei em Santo Amaro
- Atrás das Linhas Inimigas em exibição na Biblioteca de Casa Amarela
- Secretária da Mulher participa de conferência
- Prefeitura do Recife e Federação de Patinagem assinam convênio
- Macaxeira recebe reunião preparatória do OP de Juventude
- Reunião preparatória para OP da Juventude chega ao Morro da Conceição
- Tipografia popular é tema de debate no Centro de Design
- PCR promove Plenária Temática de Assistência Social do OP
- Programação completa da Festa
- Serviços:
- Caminhada alerta para o enfrentamento à violência ao idoso
- Escola de Gestão ainda dispõe de vagas na agenda de julho


Enviar    Imprimir