Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Administração e Gestão de Pessoas

FUTEBOL PARTICIPATIVO 2010 ACABA COM MUITOS GOLS
22:31 Sábado, 11 de Dezembro de 2010

Campeonato proporciona lazer e revela talentos
 
Por Marcos da Silva
 
Terminou no final da tarde deste sábado (11), na sede do Clube Náutico Capibaribe, nos Aflitos, mais uma maratona de jogos do Campeonato de Futebol Participativo, edição 2010. De agosto à dezembro, 519 equipes se encontraram em diversos bairros do Recife, totalizando 1.200 partidas. Foram treze mil atletas inscritos, divididos em 329 times no Aberto Masculino – para atletas a partir dos 16 anos; 14, no Aberto Feminino – idem; 84, no Sub-15 – com idade entre 13 e 15 anos e 92, no Sub-17 – para jogadores entre 15 e 17 anos de idade
.
Pela manhã, aconteceu a derradeira etapa das categorias Sub-15 e Sub-17. Na Sub-15, o jogo entre Mocidade, da Macaxeira e Verdão, da Campina do Barreto – o Verdão levou a melhor e venceu o adversário por 4 a 0.  Gols de Gleybson Silva (camisa 6); Gleybson Inojosa (11) e Jonatas Francisco (9), no 1º tempo. Richard Brandon (17) fechou o placar no 2º tempo.

Já na Sub-17, também pela manhã, o Cruzeiro, de Santo Amaro se encontrou com o Academia, do Córrego do Jenipapo. Resultado, 2 a 2. Vitória do Cruzeiro, que jogava por um empate. Os gols do Cruzeiro ficaram por conta de Édson François (camisa 9), no 1º tempo e Nailson Santos (8), no 2º tempo. Rodrigo Antonio (16) e Lucas José (11) empataram no 2º tempo.

À tarde, no Aberto Feminino, o PMPE/Real, de São Benedito, em Olinda e o Internacional, da Campina do Barreto se encontraram para o placar de 3 a 0 para o primeiro. Wilma Torquato (camisa 10) fez dois gols; um no 1º tempo, outro, no 2º. Francismara da Silva (18) completou o resultado no 2º tempo. Wilma levou ainda o troféu de artilheira. Gleiciane foi a melhor goleira da temporada. Ambas são componentes do PMPE/Real.

É uma alegria enorme. Eu esperava muito este resultado. Consegui. Estou muito feliz e espero ser campeã no próximo ano”, comentou a zagueira e capitã do PMPE/Real, Camila Martins.

Para encerrar, o Aberto Masculino recebeu o Real, da Torre e o Barcelona, de Maranguape II. Resultado, 2 a 0 para o Real. O melhor artilheiro, Paulo Henrique, autor dos dois gols da vitória e Eudes Severino, melhor goleiro da temporada receberam troféus.“Foi maravilhoso. Um trabalho de muito tempo. Deus nos abençoou com a vitória”, disse Eudes.

Em oito anos de existência, o número de equipes do Campeonato de Futebol Participativo cresceu. Na primeira edição, em 2003, apenas 350 disputaram a competição. Em 2010, 519. Os jogos acontecem entre as localidades das seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s) do município. As equipes participam da elaboração das regras do evento, vem daí o motivo para que o encontro receba o nome de Campeonato de Futebol Participativo.

“O Campeonato vem se superando, não só no número de inscritos. Em mais de 1.200 jogos, não há registro de transtornos nem a necessidade de policiamento nos locais dos jogos. Os índices de violência nas comunidades onde os jogos acontecem caem. Uma de nossas metas é fazer as políticas públicas chegarem à população. Pablo, um dos destaques da categoria Sub-15 desta competição, hoje é jogador profissional do Ceará, clube da 1ª divisão”, ressaltou o secretário da Juventude e diretor-presidente do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), Eduardo Granja.
 
Dos 13 mil atletas participantes, 75% são jovens e adultos jovens com idade que varia entre 15 e 26 anos. 38 campos de futebol de várzea são utilizados nas diversas eliminatórias. “Acabamos revelando novos atletas e árbitros, além de proporcionarmos uma opção direta de lazer nas comunidades. Ninguém paga nada. O movimento no comércio local também aumenta”, enumera o diretor de Esportes do Geraldão, Antonino Fernandes.
 
Uma curiosidade do Aberto Masculino é que boa parte dos jogadores são profissionais da ativa convidados ou sem contrato, que participam das eliminatórias e incentivam o time”, revelou o diretor de rendimento do Campeonato, Émerson Sobral.
 
São 17 substituições. Desde que estejam inscritos, os atletas podem entrar em qualquer momento do jogo, se chegarem atrasados por motivos pessoais ou profissionais. Diferente do futebol profissional”, avalia o coordenador do Campeonato de Futebol Participativo, Anderson Freitas.
 
Novidade - A inovação fica por conta da festa dos campeões – regionais e gerais - que acontece nesta segunda (13), às 20h, na churrascaria O Laçador, em Boa Viagem.

Matérias Relacionadas
- Final de semana de decisões no maior campeonato de futebol de várzea do mundo
- Goalball e festa no encerramento dos 5º Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência acontecem neste sábado (04)
- Circuito Esportivo dos Círculos Populares termina com balanço positivo
- Educação para o Teatro atrai cinco mil alunos da rede pública ao Barreto Júnior em 2010
- Eleição para gestores das escolas do Recife mobiliza alunos, pais e funcionários
- Quartas de final agitam campos do Bueirão e CSU Bido Krause
- Circuito esportivo segue integrando turmas dos Círculos Populares
- 5º Encontro Pré Esporte do Mangue reúne juventude no CSU Bido Krause
- Escola Municipal recebe computadores do PROUCA
- Termina a primeira fase do Futebol Participativo 2010
- Futebol Participativo 2010 conhece seus últimos campeões regionais
- Usuários da Quadra Euller Bentes e Praça Mauricéia participam de reunião
- Geraldão sedia abertura dos 5º Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência
- Finais regionais do Futebol Participativo prometem agitar os campos de várzea
- Missão do Banco Mundial discute investimento para melhoria da educação básica no Recife
- Mais de 1.000 pessoas participam do 5º Festival de Artes Marciais no Geraldão
- Geraldão recebe 5º Festival de Artes Marciais do Recife
- Curso de Música é realizado pelo Programa Multicultural no Geraldão
- Animação marca o encerramento do 3° Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Prefeito João da Costa encerra 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa


Enviar    Imprimir