Direitos Humanos e Segurança Cidadã     Última Pré-conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa acontece no Geraldão Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

ÚLTIMA PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA ACONTECE NO GERALDÃO
00:00 Quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Inaldo Menezes
Todas as RPA’s do Recife receberam um encontro semelhante

Quatro subtemas serão discutidos na III Conferência, nos dias 14 e 15 de julho

Por Marcos da Silva

Na tarde desta quinta-feira (30), idosos que residem nos bairros de Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep, Pina, Ibura (Alto, Baixo e Cohab) e Jordão, que compõem a Região Político-administrativa 6 (RPA-6), participaram da última Pré-conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC).

Todas as RPA’s do Recife receberam um encontro semelhante, que prepararam os representantes da sociedade civil e do Governo para a III Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que abordará o tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Recife”, que acontecerá nos dias 14 e 15 de julho.

Quatro subtemas serão discutidos durante a III Conferência. São eles: 1. Envelhecimento e políticas de Estado: Pactuar caminhos intersetoriais; 2. Pessoa idosa: Protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos; 3. Fortalecimento e integração dos conselhos: Existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos; 4. Diretrizes orçamentárias: Plano integrado e orçamento público da União, estados, Distrito Federal e municípios: Conhecer para exigir, exigir para incluir, fiscalizar.

As Pré-conferências elegem os delegados para a III Conferência, que propõem políticas públicas para as pessoas idosas, sugeridas pela sociedade civil. Ao todo, serão 320 vagas para delegados, divididas em 210 destinadas à sociedade civil, 24 aos conselheiros, 24 aos gestores e 62 para convidados que trabalham na área do envelhecimento. Na Pré-conferência desta quinta (30), 45 delegados foram eleitos”, reforça a gerente da Pessoa Idosa da SDHSC, Kílvia Martins.

Já tive três derrames e estou aqui. Depois da doença, tive dificuldades em mexer o braço. Fiz fisioterapia por mais três meses no Hospital Geral de Areias. Fiquei curada. Até voltei a estudar”, disse entusiasmada, a auxiliar administrativa aposentada, Maria de Fátima Silva Abílio, de 56 anos, do Grupo Sorriso Alegre, da UR-2, Ibura.

O Grupo de Idosos Sorriso Alegre faz um trabalho de orientação para hipertensos, diabéticos e outros doentes. “Hoje, nosso foco são as pessoas depressivas, com HIV ou câncer. Levantamos a autoestima com a promoção de passeios, jogos e palestras sobre a prevenção de doenças”, reforçou a agente de saúde e educadora popular, Edineide Costa, de 40 anos.

Serviço:
III Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
“O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Recife”
Dias 14 e 15 de julho, das 8h às 17h
Colégio Vera Cruz
Avenida Rui Barbosa, 57, Graças

- Dia do Orgulho Gay é referendado em ato na Estação Central de Metrô
- Secretaria de Direitos Humanos realiza o “Me Segura no Forró” nesta quarta
- RPA-1 recebe Pré-conferência Municipal dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa
- Prefeitura do Recife divulga Campanha Nacional de Desarmamento no São João do Sítio Trindade
- Aeroporto recebe Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa
- Documentário "Vou Contar Para Meus Filhos" estreia no Recife