Atalhos de navegação:

    Administração e Gestão de Pessoas     Funcionários da PCR participam de campanha educativa “Mais Vida No Trânsito” Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Administração e Gestão de Pessoas

FUNCIONÁRIOS DA PCR PARTICIPAM DE CAMPANHA EDUCATIVA “MAIS VIDA NO TRÂNSITO”
00:00 Quarta-feira, 26 de Outubro de 2011

Fotos: Ivanildo Francisco
Informativos de conscientização foram distribuídos
Informativos de conscientização foram distribuídos
Também foi realizado uma simulação de acidente
Também foi realizado uma simulação de acidente

Em comemoração ao Dia do Servidor (28), foi realizada ação de conscientização no trânsito para cisclistas e motociclistas

Por Larissa Rolim

Na manhã dessa quarta-feira (26), o Centro de Saúde do Trabalhador (Cerest), junto à Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, SAMU e à Coordenação de Prevenção de Acidentes e Violência do Recife (Copav), promoveu a campanha “Mais Vida no Trânsito”, para motos e bicicletas. A atividade aconteceu nos estacionamentos interno e externo do edifício-sede da Prefeitura e teve como público-alvo ciclistas e motociclistas servidores, prestadores de serviços e usuários da PCR.

A campanha faz parte do calendário que a PCR elaborou em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de julho) e também em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho (27 de julho). Houve distribuição de chaveiros e um informativo do Ministério da Saúde de conscientização sobre a campanha nacional “Vida no Trânsito”. Também foi realizado um questionário sobre segurança e saúde no trabalho para os motociclistas que chegavam ao local.

O objetivo é chamar a atenção sobre o número de acidentes e fazer essa campanha educativa para mudar a atitude dos ciclistas e motociclistas”, afirma o gerente executivo de Atenção à Saúde Pública (GEAST/PE), José Carlos Cazumba, que estava coordenando a ação. Participaram da atividade 15 funcionários da Cerest, três socorristas do SAMU e a representante do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Marta Rosas. O NEP é responsável pelo treinamento dos socorristas e faz a divulgação das campanhas do SAMU.

Quem passou pelo estacionamento pode assistir à simulação de um acidente, envolvendo um motociclista, que durou cerca de 15 minutos, realizada pela Samu. O socorrista da motolância iniciou o protocolo de sinalização do local, para segurança da vítima e dos profissionais, e procedimento o de socorro, até a chegada da ambulância, com mais dois socorristas, concluindo a sinalização e dando continuidade ao atendimento, levando o motociclista para a unidade de saúde mais adequada para o atendimento.

Em caso de acidente, a pessoa deve ligar imediatamente para 192, informando como aconteceu o acidente e o local, permanecendo calmo, aguardando a ambulância chegar e nunca mexer na vítima”, reforça o socorrista Ivo Costa.

Ivandresson Batista, prestador de serviço da Secretária de Saúde, aprovou a ação. “É muito interessante e importante, pois a conscientização é o primeiro passo para o progresso”.

No dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data foi escolhida para luta dos trabalhadores brasileiros por melhorescondições de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Dados - Segundo pesquisa realizada pela CTTU, em 2010, no Recife, o número de acidentes envolvendo motocicletas foi 1.712, com 35 mortos e 1.524 feridos.

Segundo estatísticas de abril de 2009, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes do trabalho são a causa da morte de dois milhões de pessoas por ano em todo o mundo, e, de acordo com a Organização, esses números representam mais mortes do que as ocasionadas pelo uso de drogas e álcool juntos.

Matérias Relacionadas
- Horário de curso é alterado devido a feriado do servidor
- Conselheiro do Ministério da Previdência ministra palestra para servidor da PCR
- Biblioteca de Afogados apresenta Dançando com a Experiência
- Funcionários participam de campanha educativa durante a Semana do Servidor
- Prefeitura do Recife decreta ponto facultativo nesta sexta (28)
- Prefeitura do Recife inicia comemoração da Semana do Servidor
- Prefeitura do Recife antecipa salário dos servidores
- Escola de Gestão abre inscrições para turmas de novembro
- Diretoria de Rádio e Comunicação Popular recebe prêmio
- Prefeito João da Costa abre Semana do Servidor e viaja a Brasília
- Secretário Especial de Juventude participa de conversa com internautas pela twitcam
- Prefeitura do Recife promove manutenção em trecho da Agamenon Magalhães
- Prefeitura comemora o Dia do Servidor a partir desta terça (25)
- João da Costa apresenta Balanço do OP 2011
- Prefeito vistoria obras na Zona Oeste
- Prefeitura comemora aniversário de 86 anos do Mercado da Madalena
- João da Costa apresenta balanço do Orçamento Participativo 2011
- Prefeito João da Costa entrega notebooks a professores da Rede
- Plano de Carga e Descarga define horários, normas de circulação e vagas Zona Azul específicas
- João da Costa anuncia Plano de Ação para carga e descarga


Enviar    Imprimir