Administração e Gestão de Pessoas     Funcionários da PCR participam de campanha educativa “Mais Vida No Trânsito” Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Administração e Gestão de Pessoas

FUNCIONÁRIOS DA PCR PARTICIPAM DE CAMPANHA EDUCATIVA “MAIS VIDA NO TRÂNSITO”
00:00 Quarta-feira, 26 de Outubro de 2011

Fotos: Ivanildo Francisco
Informativos de conscientização foram distribuídos
Também foi realizado uma simulação de acidente

Em comemoração ao Dia do Servidor (28), foi realizada ação de conscientização no trânsito para cisclistas e motociclistas

Por Larissa Rolim

Na manhã dessa quarta-feira (26), o Centro de Saúde do Trabalhador (Cerest), junto à Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, SAMU e à Coordenação de Prevenção de Acidentes e Violência do Recife (Copav), promoveu a campanha “Mais Vida no Trânsito”, para motos e bicicletas. A atividade aconteceu nos estacionamentos interno e externo do edifício-sede da Prefeitura e teve como público-alvo ciclistas e motociclistas servidores, prestadores de serviços e usuários da PCR.

A campanha faz parte do calendário que a PCR elaborou em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de julho) e também em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho (27 de julho). Houve distribuição de chaveiros e um informativo do Ministério da Saúde de conscientização sobre a campanha nacional “Vida no Trânsito”. Também foi realizado um questionário sobre segurança e saúde no trabalho para os motociclistas que chegavam ao local.

O objetivo é chamar a atenção sobre o número de acidentes e fazer essa campanha educativa para mudar a atitude dos ciclistas e motociclistas”, afirma o gerente executivo de Atenção à Saúde Pública (GEAST/PE), José Carlos Cazumba, que estava coordenando a ação. Participaram da atividade 15 funcionários da Cerest, três socorristas do SAMU e a representante do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Marta Rosas. O NEP é responsável pelo treinamento dos socorristas e faz a divulgação das campanhas do SAMU.

Quem passou pelo estacionamento pode assistir à simulação de um acidente, envolvendo um motociclista, que durou cerca de 15 minutos, realizada pela Samu. O socorrista da motolância iniciou o protocolo de sinalização do local, para segurança da vítima e dos profissionais, e procedimento o de socorro, até a chegada da ambulância, com mais dois socorristas, concluindo a sinalização e dando continuidade ao atendimento, levando o motociclista para a unidade de saúde mais adequada para o atendimento.

Em caso de acidente, a pessoa deve ligar imediatamente para 192, informando como aconteceu o acidente e o local, permanecendo calmo, aguardando a ambulância chegar e nunca mexer na vítima”, reforça o socorrista Ivo Costa.

Ivandresson Batista, prestador de serviço da Secretária de Saúde, aprovou a ação. “É muito interessante e importante, pois a conscientização é o primeiro passo para o progresso”.

No dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data foi escolhida para luta dos trabalhadores brasileiros por melhorescondições de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Dados - Segundo pesquisa realizada pela CTTU, em 2010, no Recife, o número de acidentes envolvendo motocicletas foi 1.712, com 35 mortos e 1.524 feridos.

Segundo estatísticas de abril de 2009, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes do trabalho são a causa da morte de dois milhões de pessoas por ano em todo o mundo, e, de acordo com a Organização, esses números representam mais mortes do que as ocasionadas pelo uso de drogas e álcool juntos.

- Horário de curso é alterado devido a feriado do servidor
- Conselheiro do Ministério da Previdência ministra palestra para servidor da PCR
- Biblioteca de Afogados apresenta Dançando com a Experiência
- Funcionários participam de campanha educativa durante a Semana do Servidor