Memorial Luiz Gonzaga Menu Topo







Linha

Luiz Gonzaga cantou diversas formas de vida, entre elas a dos animais da caatinga e dos currais.

Os animais nativos, os naturais da caatinga, são seres que seguem os períodos chuvosos e por causa do calor, muitos só saem à noite para se alimentar.

Caninana
Tatu-peba
Teju

As aves, símbolos do canto e da liberdade, recebem atenção especial. A asa branca é a que mais se destaca entre os pássaros de arribação.

Os temas que buliram com o cantor foram, entre tantos, a tristeza do assum preto cego, o cantar do galo-de-campina que muda de cor, o sabiá que anda pelo mundo, peixes que emprestam os nomes aos cachorros, cobra em buraco de tatu e a velha cigarra, o soprano da mata.

Gangarra
Piriquito
Rolinha Fogo-Pagou

Em Samarica Parteira, Gonzaga proseia – "Na velocidade que eu vinha, essa égua deu uma freada tão danada na beirada dessa lagoa, minha cabeça foi junto com a dela... e o sapo gritou lá de dentro d'água: - ói, ói, oi, ele agora quaje cai". No mesmo contexto poético estão ligados, o sapo, um animal da fauna brasileira, e o cavalo que veio com a colonização. Que trouxe também, guiné, galinha, pato, peru, bode, carneiro, porco e boi, que se encontram na Feira de Caruaru, tão decantada por Gonzaga, na composição de Onildo Almeida.

O surrealismo aparece de forma graciosa na música Siri Jogando Bola, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, onde no país do tatu-bola, o porco passeia de cartola, bode usa pistola e farda militar, rato é sapateiro, elefante cozinha e jumento bebe coca-cola, lá no mar.

O Rei do Baião cantou Apologia ao Jumento, proseando as várias serventias do asno, na construção do Nordeste, tratando-lhe por animal sagrado. Mas quase que uma matança entre as décadas de 60 e 70, feita por um grande frigorífico pernambucano, acaba com o jumento.

Cabra
Jumento
Cabrito

Gonzaga também protestou contra a poluição com o Xote Ecológico, no entanto a natureza padece sem mais proteção, pois a onça-pintada, antiga habitante da Chapada do Araripe, hoje é uma lenda. Há décadas que não se tem notícia do seu rastro. E na lista de extinção sertaneja, o pássaro carão, cantado por Seu Luiz, já se faz presente.