Memorial Luiz Gonzaga Menu Topo







Linha

Luiz Gonzaga está entre os grandes artistas da música brasileira. Gonzaga sintetizou os ritmos nordestinos, através de uma releitura da cultura popular, que resultou na criação do Baião. O gênero musical foi sucesso nas décadas de 40 e 50, levando e fixando o encanto da música nordestina a vários lugares do Brasil e do exterior. O Rei do Baião é referência nos principais movimentos musicais brasileiros, com sua sanfona e sua simpatia tornou-se um herói do povo nordestino. Após, mais de duas décadas e meia, de seu falecimento, Luiz Gonzaga continua vivo na memória dos brasileiros, aceso, tocando sanfona e cantando. O Memorial Luiz Gonzaga foi instituído pela Prefeitura do Recife, para atender ao apelo popular, de haver na capital do Estado em que nasceu, um centro de preservação de sua obra.

Memorial Luiz Gonzaga, equipamento da Fundação de Cultura Cidade do Recife, foi inaugurado em 02 de agosto de 2008, tem por objetivo pesquisar, preservar e difundir a memória de Luiz Gonzaga e a cultura nordestina. Localizado no Pátio de São Pedro – centro do Recife – o Memorial abre as portas para visita ao acervo da exposição permanente, com mediação em ambiente climatizado, composto por biografia, ponto de consulta ao acervo digital, discos, fotos, livros, instrumentos musicais, exibição de filmes e documentários, além de objetos típicos da cultura sertaneja, harmonizados em moderno projeto expositivo. No pavimento superior, funciona a sala de trabalho, onde os interessados podem agendar visita para pesquisa no vasto acervo.

O Memorial tem três Núcleos Operacionais: Núcleo do Educativo dedicado à educação patrimonial, com mediação museal, oficina, palestra e acompanhamento aos pesquisadores; Núcleo de Música que trabalha a edição das partituras e a obra musical de Luiz Gonzaga; Núcleo de Pesquisa voltado para a pesquisa sistemática do legado de Luiz Gonzaga no campo das ciências humanas e sociais, para publicações dos resultados pesquisados.

O Memorial tem a missão de levar ao público os bens de cultura material e imaterial produzidos pelo MLG, através da pesquisa, com ações do educativo, promovendo oficinas, cursos, palestras, apresentações culturais e a exposição itinerante, estabelecendo parcerias com instituições afins, seguindo as políticas públicas culturais da Prefeitura do Recife.


Atendimento ao público: 2ª a 6ª, das 09:00 às 17:00 horas

Pátio de São Pedro, Casa 35

Bairro de São José

Recife – Pernambuco

Fones: (81) 3355.2965 e 3355.2955

memorialluizgonzaga@recife.pe.gov.br