Memorial Luiz Gonzaga Menu Topo







Linha

O catolicismo levado para o sertão pelos criadores de gado, através dos jesuítas e outras ordens, enraizou-se e foi se tornando a religião do sertanejo. Converteu os nativos indígenas, e deteve total poder sobre o espírito dos nordestinos os nordestinos.

A grande pobreza ocorrida no sertão fazia com que a procura por uma vida melhor, mais igual para todos, fosse amenizada através da religiosidade, que foi de profunda importância na busca da cura dos males vividos pelo sertanejo, muitas vezes, não agradando os coronéis.

São José

A esperança dos sertanejos, na busca por uma terra prometida, diminuía em meio à seca e opressão dos coronéis. Apareceu nesse momento pelo interior, a figura do beato, que pregava a vinda de um salvador pelos sertões.

Esses beatos pregavam que um messias enviado por Deus, viria tirar as pessoas da miséria, aglomerando-as em torno de si, formando pequenos grupos de religiosos fanáticos, a exemplo de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro.

A união entre o catolicismo popular e a pajelança originou o curandeirismo caboclo e em seguida aparecem curandeiros, rezadores, benzedeiras que se utilizavam de galhos de pião roxo ou arruda em suas rezas e curas de males físicos e espirituais.

O catolicismo popular, em que a crença nos santos padroeiros é mais forte, e a relação dos fiéis com seus santos é mais direta, gerou enúmeras tradições como as novenas e benditos cantados pelos sertanejos.

A crença no Padre Cícero Romão Batista, o famoso Padim Ciço, cearense do município do Crato, Chefe religioso e político de grande estima em todo o sertão, venerado por Lampião e cantado por Luiz Gonzaga, é outro traço marcante da cultura sertaneja.

Frei Damião, nome de destaque para o povo nordestino é muito lembrado até os dias de hoje. Tido como santo por seus exemplos de fé, amor e pacificação. Frade capuchinho que não largou suas romarias, seus terço e crucifixo, construiu uma imagem de símbolo de fé para o sertanejo.

E assim o catolicismo é rezado e celebrado também através da literatura de cordel, das músicas, dos santos em esculturas, pinturas e outras artes. Não deixando que o sertanejo perca a fé e a esperança por dias melhores.