Memorial Luiz Gonzaga Menu Topo







Linha

Facheiro

"Mandacaru quando fulora na seca, é um sinal que a chuva chega no sertão", é assim, descrevendo uma primavera em pleno verão que Zé Dantas e Luiz Gonzaga começam a música Xote das Meninas. O mandacaru é a planta símbolo da resistência catingueira. A Caatinga que tem a origem do nome no reino vegetal, vem do Tupi-Guarani: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca.

Macambira

Suas plantas são altamente adaptadas ao calor do sertão nordestino. Têm as folhas finas e pequenas, películas impermeáveis, caules suculentos. Algumas raízes possuem tubérculos que armazenam água e nutrientes, outras buscam água no subsolo, ou se espalham na superfície para absorver o máximo da chuva. Os cactos são verdadeiras caixas d'água e ao invés de folhas, tem espinhos, que se abrem durante a noite, mais fria, para fazer a troca dos gases.

Mandacarú

Grande parte da caatinga já foi cortada e nos meses de chuva plantam-se feijão, algodão, mandioca, milho e forragens para o gado. Em torno da chuva e das plantações há o valor cultural do trabalho, abordado por Luiz Gonzaga em várias músicas, principalmente o seu maior sucesso, Asa Branca.

Alastrado

No verão, a vegetação compõe uma paisagem árdua e espinhosa, de gramíneas, arbustos e árvores de porte baixo ou médio. As folhas caem na estiagem, restando caules e espinhos, a exemplo do umbuzeiro, da ] quixabeira e do juazeiro, entremeados por capim rosado, coroa-de-frade, facheiro, xiquexique, velame, caruá e macambira.

O reino vegetal está muito presente na obra gonzagueana, decorou capa de discos, nomeou músicas e vinis. E foi catando os grãos no roçado e extraindo espinhos e flores na caatinga, que Luiz Gonzaga ampliou o seu paiol de músicas, plantou nas rádios e colheu o carinho do povo brasileiro.