Memorial Luiz Gonzaga Menu Topo







Linha

Chapada do Araripe

Com a ampliação dos engenhos e canaviais, e a vinda de mais colonos para o Brasil, aumentaram os interesses de explorar o sertão, habitado por povos indígenas. Iniciou-se o Ciclo do Gado, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.

Muitos portugueses nessa época vieram criar gado no Brasil, que se expandia para o interior.

Igreja de São João Batista

Havia no litoral baiano uma fazenda, “com ar de castelo”, construída pelo português Garcia d'Ávila. Era a Casa da Torre, um símbolo do desbravamento sertanejo, sombreado por coqueiros praianos. O colono que desembarcava no porto de Salvador para criar gado, tinha que passar pela Casa da Torre, para fazer o contrato de arrendamento do local que iria explorar. Por isso, a importância na Casa da Torre na pecuária brasileira. Foi dela que saíram muitos criadores de gado que subiram o Rio São Francisco. Onde encontraram pastagem e ergueram fazendas. Iniciava-se o povoamento da Civilização do Couro, dando origens às mais importantes cidades do interior nordestino.

Casa Grande da Fazenda Caiçara

E foi da Casa da Torre, que o colono português Leonel Alencar Rego e seus irmãos saíram, na primeira década do século XVIII. Passaram pelo sertão baiano e foram se fixar no úmido e fecundo sopé da Chapada do Araripe.

Em 1703, frades capuchinhos italianos, já estavam na fonte da Gameleira, ao pé da Chapada. Em 1705 instalaram a Missão do Santo Cristo, que originou o povoado de Exu.

Leonel Alencar Rego, junto com seus irmãos e descendentes construíram importantes fazendas, e muitas delas se transformaram em cidades do sertão de Pernambuco e Ceará. Uma delas é a Fazenda Caiçara (palavra indígena que significa: cerca de varas), construída à margem do Rio Brígida, por Joaquim Pereira de Alencar, filho de Leonel Alencar Rego, local onde nasceu a revolucionária Bárbara Pereira de Alencar, conhecida como Bárbara do Crato, heroína nas revoluções de 1817 e 1824 e avó do romancista José de Alencar.

Quem também nasceu nos domínios da Caiçara foi Luiz Gonzaga, em uma casinha por trás da casa grande. Dela resta apenas uma ruína minguante que guarda a lembrança de seu primeiro choro.