Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO PAULO TOMA POSSE NO CONSELHO DELIBERATIVO DA SUDENE

O prefeito do Recife, João Paulo, tomou posse, nesta quarta-feira (30), no Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene. A cerimônia de instalação e posse dos membros do conselho, que aconteceu num hotel de Maceió, Alagoas, foi presidida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Também participaram do evento ministros de Estado, os nove governadores do Nordeste, além dos governadores de Minas Gerais e Espírito Santo, o superintendente da Sudene, Paulo Fontana, senadores, deputados federais e demais autoridades.

Como membro do Conselho Deliberativo da Sudene, o prefeito João Paulo assume o compromisso de atuar nas articulações e decisões estratégicas da autarquia. É de responsabilidade do grupo, o estabelecimento de diretrizes e prioridades para o desenvolvimento do Nordeste e estados vizinhos, bem como para operacionalização dos demais instrumentos de ação da autarquia, especialmente do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Incentivos Fiscais e Financeiros Federais.

Em seu discurso, o presidente Lula ressaltou a importância da instalação do Conselho para o desenvolvimento de toda a Região Nordeste e de sua população. “Espero que a Sudene possa fazer cumprir a sua finalidade, que é cuidar do desenvolvimento regional do nosso país. Hoje, a Sudene ganha seu Conselho Deliberativo, fortalecendo a capacidade de voltar a alavancar e avançar a sociedade brasileira, em especial o Nordeste, com o objetivo de transformar o Brasil em um país igualitário”, disse o presidente.

O prefeito João Paulo destacou o atual momento de aproximação entre os municípios e o Governo Federal, no comando do presidente Lula. “Acredito que estamos vivendo um momento ímpar no Brasil, em que o Nordeste começa a ter um papel diferenciado. A posição da região vai se expandir ainda mais com o presidente da República dando esse passo na retomada da Sudene, que vai focar suas ações em ter recursos para implementar as políticas de desenvolvimento do Nordeste, integrando-o ao Sul, e fazendo com que a região não perca o bonde da história. Isso para a integração nacional é fundamental”.

Em relação à importância de sua experiência administrativa no Recife ser levada para a Sudene, o prefeito acredita que os oito anos à frente da Prefeitura vão ajudar muito. “Tenho uma contribuição muito importante a dar, não só pelos oito anos de gestão, mas acima de tudo pelo o que eu tenho convivido com outros gestores na presidência da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), acompanhando também os diversos problemas no Brasil e, em particular, da nossa região”, ressaltou.

O superintendente da Sudene, Paulo Fontana, destacou que essa nova etapa do órgão pretende promover as ações com eficiência, tendo como finalidade utilizar todos os recursos possíveis para investir em projetos que visam o desenvolvimento do Nordeste. “Estamos realizando viagens a diversos estados do Brasil com o objetivo de divulgar as potencialidades do Nordeste e fornecer dados do por que as empresas devem investir na Região”. Segundo Paulo Fontana, mais de 300 empresas vão receber incentivos fiscais para investirem na área de abrangência da Sudene.

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, salientou a importância da instalação do Conselho da Sudene. “Certamente, nenhum outro encontro tem o significado maior que este de Alagoas. Aqui estamos fazendo história, neste ato de retomada da Sudene. O Nordeste brasileiro continua merecendo tratamento diferenciado. É uma dívida que o Brasil tem com a região, em fazer com que ela tenha condições de se desenvolver”, destacou.

Composição - Além do prefeito do Recife, João Paulo, o novo Conselho Deliberativo da Sudene será composto por 31 membros: nove ministros de Estado: Integração Nacional; Fazenda; Planejamento; Casa Civil; Meio Ambiente; Agricultura; Transportes, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Relações Institucionais. Também fazem parte do conselho, os 11 governadores dos estados da área de atuação da Sudene. O grupo é composto, ainda, por mais dois prefeitos da região indicados pela Associação Brasileira dos Municípios, três representantes da classe empresarial; três representantes da classe dos trabalhadores; pelo superintendente da Sudene e pelo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Matérias Relacionadas
- PCR paga salários hoje
- Prefeito João Paulo toma posse no Conselho Deliberativo da Sudene
- PCR abre na sexta-feira (02)
- II Encontro de Software Livre de Pernambuco é encerrado com saldo positivo
- João Paulo prestigia ato em homenagem ao secretário Bruno Ariosto


Enviar    Imprimir