Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO BNDES

A nova política industrial do Governo Federal foi lançada nesta segunda-feira (12), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), no Rio de Janeiro, com o Plano de Desenvolvimento Produtivo. O prefeito João Paulo participou do lançamento, que também contou com a presença e do presidente Lula, além de ministros, governadores e prefeitos de vários estados.

O Plano de Desenvolvimento Produtivo é composto por 20 medidas de desoneração tributária e por programas de financiamento especiais para determinados setores, que somarão uma renúncia fiscal de R$ 21,4 bilhões até 2011. O objetivo do plano é ampliar as exportações e os investimentos no país, solidificando o crescimento da nossa economia e expandindo a participação brasileira no exterior. "É um momento em que se afirma, depois de muitas décadas, uma política industrial para o Brasil. Acredito que vai haver um processo de crescimento da indústria, oferta e do emprego em todo o país", afirmou João Paulo.

"A Política de Desenvolvimento Produtivo, que estamos lançando agora, dará sustentação a um longo ciclo de desenvolvimento produtivo com ênfase na inovação, na competitividade, no apoio ao empreendedorismo e no crescimento das nossas exportações", afirmou o presidente Lula durante o lançamento do Plano. A Política de Desenvolvimento Produtivo, conhecida como política industrial tem quatro metas a serem atingidas até 2010: acelerar o investimento fixo com relação ao Produto Interno Bruto (PIB); estimular a inovação; ampliar a inserção internacional e o número de micro e pequenas empresas exportadoras.

Metas - elevar a participação do Investimento fixo no PIB para 21% em 2010, o que exigirá um crescimento médio anual de 11,3% da FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) no período, frente a um crescimento projetado do PIB de 5% ao ano. Nessa projeção, o valor do investimento atingirá R$ 620 bilhões em 2010. Para o objetivo de estimular a inovação, foi estabelecida uma meta para o dispêndio privado em pesquisa e desenvolvimento (P&D). O objetivo é captar os investimentos das empresas em atividades sistemáticas, destinadas a ampliar o estoque de conhecimentos e seu uso em novas aplicações. A terceira macro-meta refere-se à inserção internacional do Brasil. Entre as formas de internacionalização de empresas, duas se destacam: o atendimento de mercados externos, por meio de exportações ou o investimento direto no exterior para instalação de representações comerciais ou implantação de unidades produtivas. A quarta macro-meta desta Política de Desenvolvimento Produtivo é aumentar em 10% o número de MPEs exportadoras, até 2010. Atingindo esta meta, o Brasil terá 12.971 MPEs exportadoras em 2010, frente a 11.792 MPEs em 2006.
Matérias Relacionadas
- Prefeitura anuncia plano de varredura da dengue
- Prefeito recebe membros do Partido Comunista Português
- Prefeito recebe representantes do Movimento Focolares
- Presidentes da Câmara e do Senado recebem Carta da XI Marcha dos Prefeitos
- Prefeitura do Recife presta homenagem ao poeta Ascenso Ferreira


Enviar    Imprimir