Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ABRE A 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
20:27 Terça-feira, 6 de Outubro de 2009

Com o tema “Fortalecer a Participação e o Controle Social Para a Consolidação do SUS“, o prefeito do Recife, João da Costa, abriu, no início da noite desta terça-feira (06), a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Promovido no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, o evento reuniu delegados, convidados, profissionais da área de saúde e autoridades, que irão debater, até a quinta-feira (08), as propostas e prioridades, decidindo as que comporão o plano definitivo, que será válido até 2013.
 
A abertura oficial da conferência foi prestigiada pelo secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Múcio Magalhães; os vereadores Luiz Eustaquio e Josenildo Sinésio; o secretário de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde, Antônio Alves; o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Junior; o representante do Governo de Pernambuco, Marcelo Ferreira Lima; e a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde do Recife, Margarida Araújo. Também participaram do ato, o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte e o assessor executivo da Secretaria de Saúde, Tiago Feitosa. 
 
O prefeito João da Costa ressaltou na abertura dos trabalhos da conferência, que o momento é de reflexão e de desafio para todos aqueles que militam em defesa da melhoria do SUS (Sistema Único de Saúde). “Há oito anos ousamos na construção de um sistema de saúde do Recife que pudesse responder às necessidades da maioria da população. Avançamos bastante, como por exemplo, na criação do Samu, das Academias da Cidade e de programas exemplares como o de combate à filariose e dengue”, disse o gestor.
 
João da Costa destacou ainda os números alcançados pelo Orçamento Participativo 2009, que teve a saúde como uma das prioridades eleitas. “No OP deste ano, que teve número recorde de participação, com mais de 125 mil pessoas, saúde foi a segunda prioridade mais votada. É algo positivo, pois mostra que a população quer a ampliação dos nossos programas, mas também é um alerta para a situação que muitos enfrentam ainda. Temos o desafio que é o de qualificar o sistema municipal de saúde e continuar a ampliá-lo para atender a população”, afirmou o prefeito, informando também que é preciso discutir o tema de forma metropolitana. “Essa conferência pode ser um porta-voz para a estruturação de um sistema de saúde da Região Metropolitana, buscando com o Governo do Estado e prefeituras a universalização do sistema de saúde básico.
 
Para o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, a conferência é um meio de debater as melhorias do modelo na cidade. “Cada conferência que abrimos é um momento de alegria e satisfação. Precisamos avançar, investindo na capacitação e melhoria do acesso das pessoas à saúde. Construir um sistema de saúde no Recife é um passo para a construção do sistema metropolitano, ampliando programas como o Samu e o sistema regulatório”, informou o secretário, destacando a participação e luta dos conselheiros na construção das políticas públicas para o setor.      
 
Representando o conselho municipal de saúde, a coordenadora Margarida Araújo, frisou a responsabilidade do evento. “É preciso fazer valer o tema da nossa conferência, pois há a necessidade de levar sempre na mente o que está proposto, sendo muito importante para todos. Esperamos desenvolver propostas de ações que visem o fortalecimento do SUS e do controle social”, defendeu. Já o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Múcio Magalhães, enfatizou a trajetória na área da saúde promovida nos últimos nove anos. “Hoje podemos dizer que se gasta os 15% do teto constitucional do orçamento na saúde do Recife, mas é preciso melhorar mais e esse espaço é o local para que a população possa ser ouvida por um governo democrático”, informou.
 
O secretário de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde, Antônio Alves, parabenizou a escolha do tema da conferência. “Essa escolha sinaliza a decisão política da gestão na perspectiva do que deve ser o SUS no Recife. Se conseguimos avançar nesse tema, teremos dado uma grande contribuição para a área da saúde do município”, afirmou. Após a abertura oficial, o público presente conferiu uma apresentação do Balé Popular do Recife. Os trabalhos dos participantes seguem até a quinta-feira (08). 
 

Matérias Relacionadas
- Estudantes visitam comando da Guarda Municipal do Recife
- PCR faz balanço de ações em reunião do Fórum de Mulheres do OP
- Prefeito faz abertura dos Jogos Escolares do Recife
- Prefeitura comemora Dia Nacional das Guardas Municipais
- Palestra lembra 21 anos da Constituição de 1988
- Prefeito abre a 9° Conferência Municipal de Saúde nesta terça
- Secretário participa de Fórum em Belo Horizonte
- Jogos Escolares do Recife serão abertos nesta terça-feira
- João da Costa apresenta balanço do OP 2009
- Premiação marca encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia
- Secretários debatem propostas para a Confecom
- João da Costa participa da abertura da Bienal Internacional do Livro de PE
- Servidores municipais doam sangue ao Hemope
- Coordenadoria da Mulher comemora os 21 anos da Constituição de 1988
- Mercado de Afogados recebe mutirão de serviços
- João da Costa recebe presidente da Assembleia Legislativa
- Prefeitura e Hemope realizam 20ª Campanha de Doação de Sangue
- PCR oferece serviços gratuitos em Afogados
- Projeto Via Mangue é discutido em Audiência Pública
- João da Costa envia PPA 2010-2013 à Câmara dos Vereadores


Enviar    Imprimir