Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

1000 MULHERES PELA PAZ AO REDOR DO MUNDO É TEMA DE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
13:12 Sexta-feira, 16 de Outubro de 2009

Para lembrar a luta de mulheres dos cinco continentes contra a violência, a discriminação, a opressão e a miséria, que dedicaram seus cotidianos em favor da paz, foi aberta, na noite desta quinta-feira (15), na Representação Regional do Nordeste do Ministério da Cultura (Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife), a Exposição Fotográfica 1000 Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo. A iniciativa é uma realização da recém-criada Associação Mulheres pela Paz, e conta com a parceria da Prefeitura do Recife, patrocínio da Petrobrás e apoio da Associação Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo (Suíça).

A exposição resgata um movimento de mulheres surgido em 2005, em ocasião do Prêmio Nobel da Paz, quando a associação suíça Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo, com o apoio da Unesco, propôs a indicação de 1000 mulheres que, em 150 países, representam as lutas contra a violência e em favor da paz em inúmeros espaços e frentes. Em Pernambuco, cinco mulheres figuram entre as 52 brasileiras indicadas, pelo esforço incessante de cada uma na luta pelos Direitos Humanos, Justiça e Paz. O esforço e articulação entre esses países gerou um movimento de mulheres que rende frutos até hoje. “Embora elas não tenham ganhado, de fato, o Prêmio Nobel, isso criou uma articulação das mulheres do mundo todo. Essa exposição tenta resgatar a iniciativa e dar visibilidade a essas mulheres”, lembrou a titular da Coordenadoria da Mulher, Juliana César. A exposição foi prestigiada pelos secretários municipais Roberto Arrais (Coordenação Política), Amparo Araújo (Direitos Humanos) e Karla Menezes (Assistência Social).

Para a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, a mostra fotográfica é um reconhecimento pela luta de mulheres de todo o mundo pela paz. “Essa exposição ressalta a participação das mulheres no destino da humanidade, por terem sido destacadas com suas biografias”, afirmou. O número de mulheres em cada país foi correspondente ao número de habitantes. A tarefa de escolher as 52 brasileiras indicadas foi confiada à ativista e militante dos direitos das mulheres, Clara Charf, com o apoio de várias representações do movimento de mulheres, feminista, popular, sindical entre outros. Segundo Clara, a seleção se baseou no histórico de atuação pela paz no dia a dia. “Para esta seleção, nos baseamos nos movimentos de mulheres. Pretendemos mostrar que o cotidiano da luta é, na prática, a luta pela paz. Essas mulheres fizeram a luta pela paz e ampliaram esse conceito”, comentou.

As pernambucanas retratadas na exposição são Elzita Santa Cruz, ativista na área de Direitos Humanos; Givânia Maria da Silva, ativista na Comunidade Rural Quilombola; Lenira Maria de Carvalho, ativista na área sindical das Trabalhadoras Domésticas; Vanete Almeida, ativista na área Rural e coordenadora da Rede de Mulheres Rurais; e Zenilda Maria de Araújo, ativista na área de Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste. Segundo Lenira de Carvalho, na época a indicação foi recebida com surpresa. “Quando fui indicada não sabia nem o que era o Prêmio Nobel. Mulheres do meio popular nunca são reconhecidas e sinto-me representando as trabalhadoras do mundo. Isso é muito importante”, declarou.

Serviço:
Exposição 1000 Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo
Lançamento do livro Brasileiras Guerreiras da Paz

Quando: 15 de outubro, quinta-feira, às 18h30 horas.

Período da exposição: de 15 a 25 de outubro

Onde: Representação Regional do Nordeste do Ministério da Cultura (Rua Bom Jesus, 237, Recife Antigo)

Matérias Relacionadas
- João da Costa comanda Seminário de Monitoramento e Gestão
- Escola Otávio Meira Lins é bi-campeã de gincana ambiental
- Prefeito inaugura clínica veterinária e abre campanha de vacinação anti-rábica
- Gincana ambiental é encerrada com festa
- Dia Mundial da alimentação é comemorado com muito entusiasmo
- João da Costa lança programa Professor.com e portal Educar
- Distrito Sanitário III promove caminhada da pessoa idosa
- Prefeitura do Recife apóia Tributo a Peter Tosh
- Prefeito entrega rua e assina ordens de serviços de ações eleitas pelo OP do Recife
- Secretárias municipais recebem jornalista britânico na PCR
- Caminhada celebra dia do idoso no Distrito Sanitário III
- João da Costa lança programa Professor.com e apresenta Portal do Professor
- Prefeito recebe visita de representantes do SJCC
- Prefeito entrega rua e assina ordens de serviço nesta quinta-feira
- João da Costa assina contrato de Requalificação do prédio da PCR
- PCR comemora Dia Mundial da Alimentação
- João da Costa prestigia primeiro baile em homenagem aos professores
- Prefeitura do Recife e MPPE analisam intervenções na Via Mangue
- João da Costa recebe representantes de movimento mundial de mulheres
- Prefeito convoca 550 professores concursados para rede municipal de ensino


Enviar    Imprimir