Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

TRABALHADORES DE OBRAS DO OP INICIAM CURSOS DO PROGRAMA CONSTRUIR E APRENDER
00:00 Terça-feira, 25 de Maio de 2010

Clóvis José Nogueira Júnior tem 42 anos, dos quais 16 dedicados ao ofício de servente de pedreiro. Pai de quatro filhos e morador do bairro de Casa Amarela, o recifense enxergou no programa Construir e Aprender, oferecido pela Prefeitura do Recife, uma oportunidade de crescer profissionalmente. Votada para os trabalhadores que atuam nas obras eleitas com prioritárias pela população da Cidade nos ciclos do Orçamento Participativo, a iniciativa pretende capacitar na área da construção civil e alfabetizar pessoas como o senhor Clóvis.

Estão sendo disponibilizados cursos para profissões como armador, azulejista, eletricista, encanador, gesseiro, instalador industrial, pedreiro e pintor. As aulas, que iniciaram nesta segunda-feira (24), prosseguem ao longo dos próximos meses, sempre no horário da noite – após o expediente de trabalho. “Meu horário na obra é das 7h às 17h, e agora vou seguir direto para as aulas com o objetivo de obter essa capacitação como pedreiro. Vai ser cansativo, o esforço será grande, mas sei que será importante para poder melhorar de vida”, afirmou o mais novo estudante Clóvis, que trabalha na construção do Conjunto Habitacional Dom Helder, em Nova Descoberta.

E é justamente no bairro localizado na microrregião 3.3 do Recife que irão acontecer as aulas do servente de pedreiro, na Escola Municipal Casa Amarela (Córrego da Areia). Essa foi uma das preocupações da equipe formada por profissionais das secretarias envolvidas no programa Construir e Aprender: disponibilizar espaços para a promoção dos cursos próximos aos canteiros de obras.

Nesse primeiro dia de aula, os trabalhadores receberam o kit com o material didático, lápis e canetas, além de uma camisa que servirá como farda para os cursos. Ainda tiveram a oportunidade conhecer mais sobre as etapas dos módulos e serem apresentados a alguns dos monitores que irão atuar nas capacitações.

Nas bancas escolares da unidade de ensino, a expectativa pelo início dos cursos era visível. Dos mais experientes aos mais novos, a exemplo do jovem José Cosmo da Silva, de 24 anos. Morador da Linha do Tiro, o também servente de pedreiro – ofício que exerce a pouco mais de um ano – acredita que o curso de capacitação para eletricista será fundamental para conquistar empregos futuros na área da construção civil. “São áreas que estão crescendo e profissões como pedreiro e eletricistas são as mais requisitadas, por isso pretendo aperfeiçoar-me, pois vale a pena o empenho”, disse José Cosmo.

Segundo a gerente de acompanhamento de obras e projetos do Orçamento Participativo, Elena Souza, os cursos foram divididos em quatro módulos. “Durante as aulas, os trabalhadores terão noções de cidadania, participação democrática, além das partes teóricas e práticas de cada atividade”, disse a representante da Coordenadoria do OP Recife. Irene Freire é uma entre os mais de 60 monitores que atuarão junto aos novos alunos. Para a instrutora de educação social, a finalidade do programa é a capacitação aliada a uma formação cidadã. “Será uma troca de experiências. Nessa primeira fase vamos trabalhar assuntos como educação ambiental, direitos humanos e trabalhistas, ética, e outros”, informou.

O Programa - A princípio, foram disponibilizadas 540 vagas para os trabalhadores que atuam nos serviços e intervenções priorizadas no OP nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da Cidade. Das 18 turmas (compostas por até 30 alunos), 13 iniciaram nesta segunda (24). Cada curso tem a carga horária de 200 horas/aula divididas em quatro módulos diferentes: Formação Social (20h/a), que inclui aulas sobre Direitos Humanos, Cidadania/Meio Ambiente, Ética e Mercado de Trabalho; Básico (20h/a), abordando noções de Língua Portuguesa e Matemática; Específico (60h/a), que observa os conteúdos referentes ao processo de construção do conhecimento relativo a cada curso; e Prático (100h/a), última etapa da formação onde os alunos aplicam os conhecimentos trabalhados nos módulos anteriores.

Os cursos fazem parte do Plano Setorial de Qualificação (PlanseQ), que integra o Plano Nacional de Qualificação (PNQ). Além das capacitações, a iniciativa também promove a alfabetização dos trabalhadores por meio do Programa Lição de Vida, que visa inserir no sistema escolar o público não alfabetizado acima dos 15 anos. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Gestão e Planejamento, por meio da Coordenadoria do Orçamento Participativo; Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; e Educação, Esporte e Lazer, além da Empresa de Urbanização do Recife (URB).

Matérias Relacionadas
- Programa Construir e Aprender para trabalhadores de obras do OP começa nesta segunda (24)
- Delegadas do OP visitam Instituto Ricardo Brennand
- Iniciadas plenárias regionais do OP Recife na Micro 4.2
- Orçamento Participativo promove plenárias na Estância e em Apipucos
- Reunião do Orçamento Participativo no Sítio Trindade
- Moradores de Afogados e Tamarineira comparecem às plenárias do OP
- Plenárias regionais do OP Criança são abertas com entusiasmo
- OP promove plenárias regionais na Vila Tamandaré e na Joana Bezerra
- Prefeitura inicia plenárias regionais do Orçamento Participativo da Criança
- Microrregião 2.2 do Recife recebe urnas eletrônicas do OP
- Plenária do Orçamento Participativo em Jardim São Paulo
- Santo Amaro e Bomba do Hemetério recebem plenárias do OP Recife
- Alto Santa Terezinha reúne mais de 600 pessoas em plenária do OP
- Caranguejo Tabaiares abre plenárias do OP da microrregião 5.1
- Encerradas plenárias regionais OP Recife na Microrregião 2.3
- OP promove plenárias regionais na Vila Brasil e na Linha do Tiro
- População reforça votação de prioridades com Urnas eletrônicas do OP
- Plenária regional do OP em Santo Amaro prioriza implantação de policlínica
- Orçamento Participativo do Recife promove plenária no bairro do Fundão
- OP Recife 2010 inicia nova etapa com votação nas urnas eletrônicas


Enviar    Imprimir